Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a preparar caldas saudáveis para deixar seus doces mais nutritivos
Guia Culinário 31/08/2018

Aprenda a preparar caldas saudáveis para deixar seus doces mais nutritivos

Acrescentar caldas é a melhor opção para deixar os pratos doces com um sabor a mais. Por isso, para completar sua receita, vale apostar nesse toque extra para que bolos, doces, pudins ou qualquer outra sobremesa fique ainda mais deliciosa na hora de ser servida. Das bem docinhas às mais azedas, sempre é possível apostar em ingredientes que vão deixar o prato ainda mais nutritivo. Em busca de ideias para incrementar seus doces de forma saudável? Dá uma olhada em opções de caldas:

Calda de caramelo combina com todos os pratos doces

Além de deliciosa, a calda de caramelo é uma opção versátil para acompanhar a maioria dos pratos doces – como bolos, sorvetes e pudins, por exemplo. Quando bater a dúvida sobre o que vai combinar com a sua sobremesa, pode apostar nela sem medo de errar.

Para preparar, você vai precisar de açúcar, água, creme de leite e manteiga. Misture e ferva os dois primeiros para fazer a base da calda. Depois, acrescente os demais ingredientes já com o fogo desligado e misture bem para derreter a manteiga e conseguir a consistência exata.

Dica: Para que a calda fique mais saudável, o segredo é substituir o açúcar tradicional pelo demerara, que é bem mais nutritivo que o refinado ao mesmo tempo que tem um gosto mais suave que o mascavo – o que é ótimo para não comprometer o sabor da receita.

Calda de morango é nutritiva e uma ótima opção para sobremesas geladas

Como todas as frutas, o morango entrega uma série de benefícios para a saúde: faz bem para o coração, ajuda a proteger o cérebro, cuida do sistema digestivo e ainda é um aliado para desintoxicar o organismo. Com isso tudo, já dá para saber que usá-lo como ingrediente principal da calda é garantia de uma receita bem nutritiva, não é? Sobremesas mais frescas – como sorvetes, por exemplo – caem muito bem com essa opção!

Para fazer a calda, separe morangos, açúcar (aposte no demerara para deixar a receita ainda mais saudável, assim como na dica anterior), água e uma pitada de limão para garantir um toque azedinho que funciona muito bem nas sobremesas.

Calda de brigadeiro pode ser feita com ingredientes saudáveis para completar a receita de bolos e brownies

A clássica calda de brigadeiro é uma das favoritas para acompanhar brownies e bolos, mas acaba sendo deixada de lado por quem está seguindo uma dieta por ser altamente calórica. Mas você sabia que dá para substituir alguns ingredientes para fazer uma versão mais nutritiva e saudável?

Assim como na receita do brigadeiro de panela, a dica é trocar o leite condensado por leite de coco, o chocolate em pó comum por cacau e, se desejar, acrescentar um pouco de colágeno para aumentar o valor nutricional da receita. Para o açúcar, mais uma vez, aposte no demerara e acrescente leite e manteiga para fazer a mistura.