Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a inovar no preparo do café e deixe a bebida mais saborosa e nutritiva
Guia Culinário 23/07/2018

Aprenda a inovar no preparo do café e deixe a bebida mais saborosa e nutritiva

Pela manhã, depois do almoço ou no finalzinho da tarde, parar para tomar uma xícara de café é sempre uma boa pedida! Não é à toa que a bebida é a preferida de muita gente, embora ainda existam discussões sobre os possíveis malefícios do excesso de cafeína – essa substância que, entre outros benefícios comprovados, também ajuda a melhorar a concentração e a aumentar a disposição do corpo.

Para quem ama a bebida, a versão simples do dia a dia já é deliciosa o bastante. Mas, como nunca é demais variar, que tal conferir outras possibilidades para aproveitar ainda mais todo o sabor característico do café? Confira as dicas!

Café com canela: ingrediente tem benefícios para a saúde e deixa a bebida com um sabor extra

Um truque simples para variar o sabor do café tradicional é adicionar um pouco de canela – um ingrediente que, além de delicioso, ainda tem o benefício de acelerar a queima de gordura e controlar os níveis de açúcar no sangue. Para seguir essa receita, não é preciso ter grandes habilidades na cozinha: basta acrescentar uma colher de chá de canela no pó, preparar a bebida de acordo com a sua preferência e pronto!

Café com leite de coco e cravo: mistura saudável para inovar o gosto do café

Uma receita queridinha entre aqueles que amam tirar o café do básico é a que leva leite condensado e cravo à mistura da bebida. Mas, como o primeiro ingrediente é conhecidamente mais calórico, a dica para aproveitar esse sabor diferente de uma maneira mais saudável é substituí-lo pelo leite de coco! Além de poder ser consumido por quem tem intolerância à lactose, ele ainda tem entre os seus benefícios o controle do colesterol, ação antibactericida e uma boa quantidade de fibras. O cravo, por sua vez, tem propriedades antissépticas, faz bem para a circulação por conta de seu poder antioxidante e ainda ajuda a tratar/prevenir resfriados.

Na hora de preparar, comece fervendo os cravos junto com um pouco de leite e, depois, acrescente o café. Feito isso, use uma peneira fina para coar tudo – o que vai ajudar a tirar os pedacinhos de cravo e a nata – e adicione o leite de coco para fazer uma mistura bem fluida. Por fim, é só colocar no copo ou xícara e beber à vontade.

Café gelado: opção refrescante para os dias mais quentes

Sensação nas cafeterias famosas, o café gelado – que é menos ácido e amargo que o tradicional – também pode ser feito em casa sem muitos segredos! Ótima opção para o fim de tarde ou para os dias mais quentes, em que um copo de alguma bebida bem geladinha parece uma melhor pedida que uma xícara quente do clássico cafezinho.

Um jeito bem prático de prepará-lo é o seguinte: faça o café normalmente e, quando ele estiver fresco, transfira para uma jarra e coloque na geladeira por algumas horas. Passado esse tempo, coloque a bebida em um copo ou xícara e adicione algumas pedras de gelo para que ela fique bem refrescante para ser consumida.

Café bulletproof: versão orgânica com óleo de coco e manteiga é indicada para quem está de dieta

Desenvolvido por Dave Asprey com a proposta de ser um estimulante mental, o café bulletproof – ou “à prova de balas”, considerando sua tradução – é o mais indicado para quem está de dieta por ser feito com ingredientes mais saudáveis e com poucas calorias. Ele é resultado da mistura de café orgânico com óleo de coco e manteiga sem sal, e tem uma consistência cremosa que lembra muito a do tradicional capuccino.

A receita é a seguinte: prepare o café orgânico como de costume e, depois, bata-o no liquidificador com a manteiga e o óleo de coco. Na hora de adoçar, troque o açúcar refinado por opções mais saudáveis – como o adoçante ou o açúcar de coco, por exemplo.