Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a controlar a hipertensão com novos hábitos alimentares
Guia Culinário 14/10/2015

Aprenda a controlar a hipertensão com novos hábitos alimentares

Buscar uma melhor qualidade de vida requer uma conjunção de fatores. De hábitos alimentares mais saudáveis à prática esportiva e/ou atividades físicas, o nosso corpo precisa desse equilíbrio para funcionar corretamente e nos livrar das mais diversas doenças. Esse é o caso irrestrito da pressão arterial – hipertensão – que assola grande parte das pessoas, mas que, muitas vezes, não é tratada com a devida atenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão é o problema médico mais comum em toda a população mundial. O seu grande mal é que, por ser uma doença “silenciosa”, ela ataca e danifica nosso organismo de maneira sorrateira que, caso não seja devidamente prevenida, pode representar diversas complicações nos vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos, além de causar a paralisação dos rins. Por isso, se uma alimentação saudável não cura totalmente, ela ajuda, e muito, nesse combate.

“Na verdade não existe um alimento certo que baixe a pressão arterial. Tudo depende de uma série de fatores, pois nosso organismo funciona de maneira encadeada e regulada. O que é necessário é manter uma alimentação saudável, equilibrada, junto com hábitos de vida saudáveis. Dessa forma o corpo será estimulado e as toxinas serão expulsas naturalmente”, explicou a nutricionista Caroline Siqueira destacando os alimentos ricos nos minerais magnésio e cálcio, como boas fontes para ajudar no combate à doença.

“Incluir alimentos ricos em magnésio é muito importante para ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que tenha uma diminuição da pressão arterial. Outro mineral importante para isso é o cálcio, encontrado no leite e em seus derivados”.

Faça o seu tempero e diminua o sal nas comidas

Quando o sangue contém excesso de sal, o trabalho dos rins é sobrecarregado, pois ele retém mais o líquido eliminando menos água. Esse aumento do volume sanguíneo leva a um aumento da tensão arterial. Por isso, é vital o controle do sódio em nosso dia a dia, e, através de temperos mais brandos – ervas principalmente – a substituição do sal pode ser feito de forma natural e sem muitas diferenças de sabor:

“O sal eleva muito a pressão arterial. É preciso diminuir alguns temperos. Trocá-los por ervas é uma ótima opção para diminuir o sódio na composição dos pratos”, ressaltou Caroline.

Outros nutrientes que combatem a hipertensão

– Ômega 3: Segundo a nutricionista, esse nutriente, muito encontrado em peixes como a tilápia, ou salmão, pode ser incluído sempre no cardápio de quem possui pressão alta, inclusive, até um pouco mais do que o consumo recomendado para quem não possui a doença: “A orientação de consumo do ômega 3 é de 1 grama, contudo, para quem já possui hipertensão, essa ingestão pode ser suplementada um pouco acima, claro, com a devida prescrição médica. Esse nutriente auxilia muito na vasodilatação”.

Oleaginosas: Castanhas, nozes, amêndoas e todas as outras oleaginosas também são boas fontes de magnésio, que servem para abaixar a pressão arterial.

– Fibras alimentares: A aveia, por exemplo, é ajuda muito na questão da saciedade. Isso facilita a regular a fome e, por consequência, os níveis de glicose no sangue, deixando o organismo mais controlado.