Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aniversário vegano: 6 receitas para festejar sem ingredientes de origem animal
Guia Culinário 30/08/2018

Aniversário vegano: 6 receitas para festejar sem ingredientes de origem animal

A dieta vegana tem conquistado cada vez mais pessoas ao redor do mundo – e ela vai muito além de apenas parar de comer carne ou qualquer outro alimento de origem animal, é um estilo de vida. Por ter se popularizado tanto, vários estabelecimentos têm acrescentado pratos que seguem a ideologia do veganismo no cardápio e não param de surgir novas receitas deliciosas apenas com os ingredientes liberados.

No entanto, na hora de organizar uma festa de aniversário, a dificuldade pode ser um pouquinho maior – já que todo mundo espera um cardápio variado e saboroso e sem produtos de origem animal em eventos desse tipo. Pensando em ajudar quem tem essa missão pela frente, preparamos uma lista especial com 6 receitas para comemorar a ocasião sem abandonar o veganismo. Confira!

1. Brigadeiro não precisa ficar de fora da festa! Aposte em uma versão com ingredientes veganos

O brigadeiro é presença obrigatória nas festas de aniversário! E não, você não precisa abrir mão dele ao começar a seguir uma dieta vegana: o segredo é apostar em uma receita que seja livre de alimentos de origem animal para preparar a guloseima para o evento.

Não faltam maneiras de fazer o doce nessa versão liberada, mas uma opção bem prática é a que substitui os ingredientes tradicionais pelos seguintes: leite de amêndoas, óleo de coco, cacau em pó e açúcar demerara, – que é mais saudável por passar por um processo de refinamento leve. Para chegar ao ponto, é só fazer o mesmo esquema de mexer bem até a mistura ganhar consistência – e depois é só montar as tradicionais bolinhas com o doce e servir em forminhas, como manda a tradição. Se você gosta de granulado a dica é também substituí-lo por opções veganas, como coco ralado.

2. Espetinhos de vegetais vão deixar sua festa de aniversário mais colorida e saudável

Quando se fala em uma dieta livre de alimentos de origem animal, os legumes logo vêm à cabeça. Então, que tal aproveitá-los para fazer um espetinho altamente nutritivo? Além de deixar sua festa mais colorida com a mistura de cores dos ingredientes, você ainda pode adicionar algum alimento rico em proteína para aumentar a quantidade da substância no organismo.

Se desejar algo mais próximo de um churrasco, vale misturar os legumes com alguns cubos de carne vegetal – como o seitan, que é feito com glúten, ou a soja. Mas, além dessas opções, também é uma boa pedida preparar tudo com cogumelos ou berinjela.

3. Chips de abobrinhas e batata-doce é opção prática – e diferente – para o seu evento

Outra ótima opção para variar o cardápio da sua festa de aniversário é preparar alguns chips com ingredientes saudáveis no lugar das versões industrializadas. O de abobrinha e batata-doce, por exemplo, é uma boa pedida – e é bem prático de ser preparado, para o alívio de quem não tem lá muita habilidade na cozinha.

Além de ser livre de alimentos de origem animal, esse aperitivo também faz muito bem para a saúde por contar com os benefícios da abobrinha para o coração e da batata-doce para o aumento da energia do corpo. Ou seja, seus convidados vão experimentar algo saboroso e benéfico ao mesmo tempo. Veja a nossa receita aqui para saber como preparar esse snack saudável!

4. Aposte em recheios saudáveis para fazer a coxinha vegana

Os famosos salgados de festa também não podem ficar fora do seu evento de aniversário! Por isso, assim como acontece com o brigadeiro, a dica é ir atrás de receitas veganas para conseguir preparar a guloseima sem sentir falta de nenhum ingrediente que não faz parte da dieta vegana.

Além de fazer a massa sem leite, o segredo aqui é substituir os recheios tradicionais de carne ou queijo e presunto por opções mais saudáveis e que não sejam de origem animal – como jaca, berinjela, brócolis ou palmito.

5. Carne do hambúrguer pode ser substituída por outros ingredientes para que o lanche não fique de fora da festa

Quem disse que não dá para ter hambúrguer no cardápio da sua festa de aniversário? Não faltam opções veganas para substituir a carne e continuar se deliciando com esse lanche que faz tanto sucesso em eventos em geral!

Um clássico muito queridinho entre veganos e vegetarianos é a versão com soja, mas você também pode variar e apostar em outros ingredientes para preparar a sua receita – como tofu, feijão, beterraba e palmito, por exemplo. Use a criatividade e pense no que mais vai agradar os seus convidados!

6. Brigadeiro de batata-doce é opção saborosa para aumentar o cardápio de doces

Como doce nunca é demais, além do brigadeiro quase tradicional, você também pode preparar uma deliciosa versão com batata-doce para os seus convidados! Os ingredientes são quase os mesmos do primeiro docinho: açúcar demerara ou mascavo, óleo de coco, cacau em pó e a batata-doce. Depois, é só misturar tudo e esperar chegar no ponto certo para esfriar e enrolar as bolinhas.