Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Amadurecimento pessoal: 4 sinais de que você alcançou a maturidade na vida
Movimente-se 26/12/2016

Amadurecimento pessoal: 4 sinais de que você alcançou a maturidade na vida

É a hora de “fechar para balanço”. O final de ano é, tradicionalmente, uma época de festas e celebrações, mas, também, representa um período importante para pararmos um pouco e pensarmos sobre as nossas atitudes: O que fizemos de bom? O que precisamos melhorar? Tudo isso faz parte do conceito mais verdadeiro do amadurecimento pessoal que chega naturalmente, independente da idade. Descubra alguns indícios que apontam que a sua maturidade chegou e saiba como podemos buscar esse crescimento ao longo da vida!

De acordo com o “Dicionário Michaelis”, maturidade significa: “(…) Estado ou condição de ter atingido uma forma adulta ou amadurecida; qualidade daquele que, por ter atingido a idade madura, age com reflexão, com bom senso e prudência(…) “. Ou seja, quando atingimos uma certa idade e saber lidar melhor com os acontecimentos decorrentes, seja qual for o âmbito da nossa vida, pessoal, profissional ou emocional, como explica a psicóloga e doutora em Psicologia Social Stèphanie Krieger:

“Isso se dá pela maturação de determinadas áreas cerebrais, mas também pelas mudanças nas nossas fases de vida. Por exemplo: na adolescência, a maior preocupação é “o que os outros vão pensar?”, o que é completamente adequado para uma fase em que se busca a formação de uma identidade própria e a adequação em grupos fora do círculo familiar. Contudo, com o passar do tempo, essa preocupação vai diminuindo e dando espaço para outras como escolhas profissionais, casamento, independência financeira, segurança etc.”, explica a profissional que, abaixo, destaca outros sinais da maturidade. Confira!

4 sinais que você está amadurecendo naturalmente

1 – Estabilidade de humor: Segundo a psicóloga, quando mais jovens, somos mais propensos às oscilações de humor mais intensas e frequentes e, isso não se dá sem razão: “Em geral, algum acontecimento leva à mudança do humor, porém nossa reação emocional é maior. Com a maturidade, nosso humor começa a se tornar mais estável e nossas respostas emocionais mais brandas. Isso se dá pelo amadurecimento de áreas cerebrais importantes para nossa regulação emocional e pelo fato de termos adquirido, através de nossas experiências, mais recursos para manejarmos com nossas emoções”, analisa.

2 – Maior tolerância às frustrações, erros e fracassos: Outro sinal de que estamos mais maduros é a forma que lidamos com as adversidades. “Depois de passarmos por várias situações como essas, vamos aprendendo que os mesmos fazem parte da vida e até de nossas conquistas. Nesse sentido, ao longo do nosso amadurecimento, começamos a encará-los como naturais e os aceitamos mais facilmente. Quanto mais maduros, conseguimos aproveitar melhor frustrações, erros e fracassos para nosso aprendizado, utilizando-os a nosso favor. Isso não quer dizer que vamos gostar de passar por isso, mas que vamos conseguir interpretá-los de maneira diferente”, ressalta a Dra. Stèphanie.

3 – Senso de identidade mais fortalecido: À medida que crescemos, vamos constituindo nossa própria identidade, um amplo autoconhecimento, tendo maior clareza de nossas características e preferências pessoais e de quem somos: “Em nossos estágios iniciais, ainda estamos formando nossa identidade, porém, com a maturidade, vamos criando uma imagem própria mais independente das opiniões das outras pessoas e menos preocupada com estas”, explica a psicóloga.

4 – Maior facilidade nas interações sociais: Segundo a Dra. Stèphanie, nosso desenvolvimento depende imensamente das relações interpessoais: “Nas primeiras fases de nossa vida aprendemos como nos comportar em situações sociais e vamos estabelecendo nossa própria maneira de se relacionar com os outros. A maturação cerebral junto com as diversas experiências vivenciadas, nos ajudam a criar um vasto repertório para lidar com nossas interações sociais, mais empático e assertivo, assim como também começamos a nos preocupar menos com o que os outros pensam de nós. Por isso, com a maturidade, é mais fácil evitar conflitos desnecessários e criar um clima social mais positivo”, finaliza a psicóloga.