Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos ricos em ferro: combata a anemia através da alimentação
Guia Culinário 22/02/2018

Alimentos ricos em ferro: combata a anemia através da alimentação

Quando se fala sobre alimentação saudável, a primeira coisa que a maior parte das pessoas pensa são os nutrientes presentes nos alimentos. Existem diversos nutrientes – como as vitaminas e minerais – fundamentais para a manutenção da saúde e o bom funcionamento do organismo. O ferro é um desses minerais que não podem faltar na sua alimentação, já que ele ajuda na prevenção de doenças e, até mesmo, auxilia no transporte de oxigênio no sangue. Mas você sabe como esse nutriente atua no corpo e quais são os alimentos mais ricos em ferro? Confira.

Quais são os benefícios do ferro?

O oxigênio, necessário para que todos os órgãos funcionem adequadamente, circula pelo corpo através do sangue. São as hemoglobinas – células componentes dos glóbulos vermelhos – que cumprem o papel de transportar o oxigênio, mas elas só conseguem fazer isso se o nível de ferro no sangue for satisfatório. A carência desse nutriente compromete a produção de glóbulos vermelhos e, por isso, há uma redução do número dessa célula no sangue. Consequentemente, surge a anemia. Essa doença provoca fadiga, fraqueza, palidez e pode comprometer o sistema imunológico. Como perdas de sangue podem prejudicar a quantidade de ferro no organismo, mulheres antes da menopausa devem estar especialmente atentas ao consumo do mineral – já que fluxos menstruais intensos podem contribuir para a anemia. Gestantes e crianças em fase de crescimento também devem reforçar o ferro através da alimentação.

Alimentos ricos em ferro

É sabido que as carnes vermelhas – em especial o fígado de boi – são fontes de ferro, mas elas não são o único tipo de alimento rico nesse nutriente. Ele também está presente em peixes como a sardinha. Além disso, leguminosas, como o feijão e a lentilha, são excelentes fontes vegetais de ferro, assim como verduras escuras, como o espinafre e o agrião. A gema do ovo de galinha e a beterraba também contém ferro e podem ser incluídas em dietas para combater ou evitar a anemia.

Por que ingerir ferro junto com a vitamina C?

O ferro de origem animal é mais facilmente absorvido pelo organismo que o de fontes vegetais. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em vitamina C junto com os alimentos que contém ferro. Isso porque essa vitamina facilita a absorção do mineral pelo corpo, sendo um ótimo aliado no combate à anemia. Tomar um copo de suco de laranja, ou outra fruta cítrica, no almoço é uma boa opção para aproveitar melhor o ferro presente nos alimentos.

Produtos relacionados