Alimentos que curam: 10 benefícios da beterraba, rica em ferro, para sua saúde

Ingrediente principal do suco rosa, a beterraba é, historicamente, um dos vegetais mais utilizados na gastronomia em todo o mundo. Muito versátil e extremamente saboroso, esse tubérculo possui diversos nutrientes e propriedades medicinais, principalmente o ferro, que auxiliam o organismo, combatem e previnem doenças, como a anemia, por exemplo. Veja aqui 10 benefícios desse fabuloso alimento para a nossa saúde!

Além do ferro, a beterraba é fonte de vitaminas e proteínas e pode ser consumida em saladas cruas ou cozidas, em sopas ou tortas. Em forma de suco ela é utilizada para o tratamento de artrites e reumatismos. A nutricionista Caroline Siqueira explica os principais fatores nutricionais do alimento:

"A beterraba é fonte riquíssima de ferro, então funciona muito bem para pessoas com anemias específicas da falta desse nutriente. O que também caracteriza a beterraba é ser muito antioxidante, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e ainda combate diversas doenças. Ela também é uma grande aliada do intestino, mas é sempre bom reiterar que, por ter boa quantidade de carboidratos, é necessário um consumo equilibrado e moderado. O excesso nunca é legal", disse a especialista, alertando, todavia, um cuidado extra que devemos ter no preparo do alimento:

"Na hora do cozimento da beterraba é importante jogar toda a água fora. Não é para reutilizar. Muita gente pensa que essa água é fonte de ferro, mas não é. Essa água é nociva à saúde, porque ela solta diversas enzimas que não fazem bem ao nosso organismo", destaca a profissional.

Veja os benefícios da beterraba para a saúde

- Ajuda na limpeza (desintoxicação) do organismo;

- Fortalecimento do sistema imunológico;

- Combate anemias relacionadas à falta de ferro;

- Manutenção dos tecidos cerebrais;

- Auxilia na formação dos ossos;

- Regula as funções musculares e nervosas;

- Previne problemas no baço e no fígado;

- Promove o descongestionamento das vias urinárias;

- Fortalecimento do sistema imunológico;

- Ajuda na produção de glóbulos vermelhos;

- Estimula a concentração.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em ferro, Bebidas

Últimas matérias