Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos orgânicos ou hidropônicos? Qual escolher para a sua alimentação? Saiba
Guia Culinário 28/11/2017

Alimentos orgânicos ou hidropônicos? Qual escolher para a sua alimentação? Saiba

Dos alimentos orgânicos você já deve ter ouvido falar, não é mesmo? Mas, você também conhece os alimentos hidropônicos? Em nossa busca incessante por ingredientes saudáveis, nutritivos e 100% naturais, é preciso conhecer as diferenças entre esses dois tipos de produção e colheita, que são os mais utilizados para o nosso dia a dia.

Mais indicado para a nossa alimentação, os produtos orgânicos são conhecidos por serem livres de agrotóxicos ou qualquer outro aditivo químico em suas produções. Esses alimentos podem ser legumes (como cenoura, beterraba, abóbora, etc), verduras (como couve, espinafre, brócolis, etc), frutas (banana, maçã, mamão etc.) e até produtos de origem animal, como as carnes, leite e ovos.

Já os alimentos hidropônicos são produzidos a 80cm do solo, não tendo contato direto com a terra. Geralmente, eles são elaborados em estufas, suportes artificiais com água, em que são adicionados adubos químicos solúveis para impedir as pragas e também para incluir os nutrientes necessários nos alimentos. Os produtos absorvem essas substâncias através das raízes das plantas.

Produção e benefícios: entenda sobre a criação dos alimentos hidropônicos

Ter alimentos saudáveis a partir da hidroponia se tornou uma prática mundialmente conhecida. A técnica é utilizada em países como Holanda, Estados Unidos, França, Japão e no Brasil, tendo como maior produção no sudeste do nosso país, principalmente em São Paulo.

Segundo a ONG “O Eco”, o processo de hidroponia apresenta benefícios se comparado às tradicionais formas de cultivo, tais como o crescimento mais rápido dos alimentos, resultando assim em uma maior produtividade, inclusive fora da safra. A proteção contra insetos e pragas nas plantações também é maior, já que recebem adubos químicos e são cultivadas em estufas. Outra vantagem é a economia de água, em até 70%, em relação à agricultura tradicional.

Os alimentos orgânicos são os mais saudáveis e nutritivos

Pensados diretamente na sustentabilidade ambiental, social e econômica, os alimentos orgânicos não utilizam agrotóxicos ou qualquer outro aditivo químico que altere a qualidade dos produtos. Além disso, sua produção é baseada em proteger o solo, evitando agressões em qualquer fase da produção.

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, eles garantem o sabor mais natural possível, cor intensa e nutrientes devidamente preservados: “Por não possuir nenhum tipo de aditivos químicos, os alimentos orgânicos são mais saudáveis e indicados para o consumo”, completa a profissional.

Dica importante – Seja hidropônico ou orgânico, essa característica deve estar explícita nos rótulos dos alimentos, conforme a legislação brasileira, em vigor desde 2011, assim, os consumidores saberão se o produto adquirido é realmente orgânico ou hidropônico.

* Outras informações sobre os alimentos orgânicos e hidropônicos podem ser consultadas no site da ONG O Eco: http://www.oeco.org.br/