Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos germinados: Mais saúde e proteção para sua vida. Veja seus benefícios!
Guia Culinário 17/05/2016

Alimentos germinados: Mais saúde e proteção para sua vida. Veja seus benefícios!

A busca por uma alimentação saudável passa por nossas escolhas de vida. Aliás, o que mais se ouve falar são formas para alcançar esse objetivo de forma prática, fácil e cada vez mais natural. Por isso, e para isso, os alimentos germinados trazem tudo aquilo que precisamos para fortalecer e defender o organismo. Entenda mais e veja os seus principais benefícios!

O processo de germinar os alimentos acontece em sementes ou grãos onde se inicia a criação de uma nova planta. Essa ação colabora para potencializar os nutrientes, dando maior qualidade aos alimentos e oferecendo também grande habilidade efetiva do corpo em digerir e absorver essas novas propriedades. “Não há nada mais saudável que alimentos vivos, sem processo de refinamento, industrialização, o alimento como a natureza nos dá”, destaca a nutricionista Paola Lisboa.

Quais são os benefícios dos alimentos germinados?

Por conterem poucas calorias e muitas proteínas, grande quantidade de fibras (solúveis e insolúveis) ajudam em processos de emagrecimentos saudáveis e naturais, como explica a Dra. Paola: “Grãos germinados ajudam no processo do emagrecimento, pois em sua maior parte são compostos de fibras que aumentam a sensação de saciedade”, ressalta a profissional.

Também são extremamente ricos em vitaminas do com complexo B, vitaminas A e C, além de minerais, como ferro, por exemplo. Possuem alto teor de antioxidantes, facilitam a digestão e atuam no combate do colesterol elevado, e o melhor de tudo, melhoram a disposição. “Algumas pessoas não podem consumir fibras como o feijão, por exemplo, porque essas muitas vezes geram gases, porém isso não ocorre com os grãos germinados”, indica a Dra Paola.

Conheça os grãos que podem ser germinados

Sementes: Quinoa, linhaça, abóbora, girassol e gergelim.

Oleaginosas: Castanha-do-Pará, castanha-de-caju, amêndoa e nozes.

Hortaliças: Agrião, rabanete, alho, cenoura e beterraba.

Leguminosas: Feijões azuki, ervilha, soja, grão-de-bico e lentilha.