Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos feitos a partir da cana-de-açúcar são nutritivos! Conheça alguns deles
Guia Culinário 19/07/2018

Alimentos feitos a partir da cana-de-açúcar são nutritivos! Conheça alguns deles

Depois de surgir na Nova Guiné e vir para o Brasil no início do século XVI, a cana-de-açúcar virou um dos principais produtos cultivados por aqui. Prova disso é o fato de que, hoje em dia, o nosso país é quem ocupa o primeiro lugar no ranking de produção dessa planta que origina o álcool e o açúcar.

No entanto, apesar de ser muito popular entre os brasileiros, o que muita gente não sabe é que a cana-de-açúcar é rica em componentes importantes – como antioxidantes, vitaminas e ferro – e que vários alimentos feitos a partir dela trazem benefícios quando adicionados à dieta. Saiba quais são eles!

Açúcar mascavo é a opção mais saudável para quem não quer abrir mão do açúcar

Cortar o açúcar refinado é uma das primeiras medidas de quem quer seguir uma dieta saudável e com menos calorias. A primeira opção da maioria, em geral, é o adoçante, mas a boa notícia para quem não se acostumou com esse produto é que existem bons substitutos da própria cana-de-açúcar – como é o caso do açúcar mascavo.

Por não passar por um processo de refinamento – o que se reflete no seu tom marrom bem escuro -, ele mantém as vitaminas e sais minerais de sua composição intactos e é considerado a opção de açúcar mais saudável. O único lado negativo é que seu gosto mais forte e característico pode modificar o sabor de alguns alimentos.

Açúcar demerara possui sabor mais suave para adoçar os alimentos

Não gosta do sabor do mascavo, mas não quer açúcar refinado nem adoçante no seu alimento ou bebida? Então a melhor opção é apostar no demerara! Ainda que passe por um processo de refinamento – como indica seu tom de marrom mais claro que o anterior -, ele mantém seu valor nutritivo por não ter adição de componentes químicos. Seu sabor mais suave faz com que funcione bem em qualquer alimento.

Rapadura dá mais energia para o corpo

Além do sabor delicioso, a rapadura também se destaca pelos benefícios que entrega à saúde. Um dos principais está no fato de ser fonte de energia por contar com ferro em sua composição – mas não para por aí! Ela também ajuda a diminuir o vício em açúcar por ter origem natural e ser livre de compostos químicos, e ainda nutre o organismo com a presença de vitaminas importantes, como as do complexo B.

Melado tem potássio, que traz benefícios para o sistema nervoso

Feito a partir da cana derretida, esse doce também se destaca por seu alto valor energético. Além disso, por ser rico em cálcio e magnésio, também ajuda a fortalecer os ossos e a impedir o surgimento de doenças relacionadas a ele.

Outra vantagem está no fato de contar com o potássio e o antioxidante selênio em sua composição. O primeiro traz benefícios para o sistema nervoso, enquanto o segundo combate os radicais livres e, assim, impede a ação das células cancerígenas.

Caldo de cana é uma bebida traz vários benefícios para a saúde se for consumida com moderação

Para encerrar a lista, não poderia faltar o caldo de cana – uma bebida que sempre aparece como uma ótima opção para os dias mais quentes! Apesar de ser rica em calorias, se for consumida com moderação pode ser uma boa aliada da dieta por conta de seus benefícios.

Isso porque além de ter propriedades antioxidantes e outros nutrientes importantes – como vitaminas -, o consumo do caldo de cana também estimula o sistema imunológico, dá mais energia e ainda ajuda a amenizar inflamações. Por isso, a bebida é inclusive muito usada na medicina Ayurveda – conjunto de práticas que trabalha corpo e mente para trazer a melhora do paciente.