Alimentos de outubro: Descubra os 7 legumes que estarão em alta nesse mês!

Chegou o mês de outubro e, com ele, possibilidades incríveis para usufruirmos os melhores alimentos da época de primavera! Dentre os legumes, por exemplo, as opções da safra estão em alta, ricas em nutrientes e cheias de sabores para novas composições culinárias. Conheça os legumes de outubro e seus benefícios para a saúde!

Os legumes são de suma importância para a nossa alimentação saudável, isso porque eles completam as mais importantes refeições dos nossos dias, incluindo diversos nutrientes fundamentais para o nosso bem-estar. Quando consumimos os legumes na sua época de safra, o alimento se torna mais saudável e nutritivo, proporcionando-nos cada vez mais benefícios.

Segundo a nutricionista Daniella Chein, é de suma importância consumir os alimentos da safra, já que é quando ele é mais produzido e está em sua melhor composição nutricional e de sabr: "É muito importante saber a época certa das dos alimentos, já que os "da época" tendem a serem mais nutritivos, os preços estão mais reduzidos e o cardápio torna-se mais variado, com alimentos mais saborosos e frescos. Quando dizemos que o alimento está na safra significa dizer que suas propriedades nutricionais estão totalmente preservadas, pois ele foi colhido na época correta", explica a profissional que indicou 8 legumes da mês de outubro. Confira:

7 legumes do mês de Outubro

- Abóbora: Fontes de vitaminas A, B, C E e K, além dos minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tornando a abóbora uma aliada para quem deseja combater o diabetes, o câncer de mama, cólon e de pulmão. Além disso, o legume ajuda a aliviar o estresse e as constipações, por ser rica também em fibras.

- Abobrinha: Com ação anti-inflamatória no organismo, a abobrinha diminui a ação de doenças e dos radicais livres, graças a presença das vitaminas A e C. Também podemos encontrar uma grande quantidade de fibras alimentares, que beneficiam o bom funcionamento do nosso intestino e ajuda a diminuir os níveis do colesterol "ruim", o LDL.

- Batata doce: Rica em carboidratos e antioxidantes, a batata doce é um dos alimentos mais consumidos por quem pratica atividades físicas, isso porque o legume é responsável por aumentar a massa muscular dos esportistas. Mais do que isso, a batata doce, ajuda a controlar o diabetes e a fortalecer o sistema imunológico.

- Berinjela: Com poucas calorias e muitos nutrientes, a berinjela é uma excelente alternativa para quem deseja seguir uma alimentação saudável. Fonte de vitaminas B e K, e os minerais como zinco, potássio, cálcio, ferro e magnésio, o legume é ótima para a saúde do coração e para o cérebro. A berinjela também age no nosso intestino, prevenindo a prisão de ventre e melhorando o processo digestivo.

- Inhame: É hora de aproveitar a deliciosa sopa de inhame preparada pela vovó e da melhor maneira, com o alimento em sua melhor época! O inhame é um aliado e tanto para aumentar o poder de defesa do organismo contra as ações dos radicais livres, alivia os sintomas da TPM e da menopausa, além de abaixar os níveis de colesterol e da pressão arterial.

- Pepino: Muito conhecido por beneficiar a saúde da pele, o vegetal possui propriedades nutricionais que vão muito além da aparência. Fonte de nutrientes como vitaminas A, C e K, fibras, potássio e magnésio, o pepino ajuda a aliviar dores de cabeça, é diurético, eliminando as toxinas do organismo, ajuda a reduzir as dores nas articulações e combate o diabetes.

- Pimentão: Rico em antioxidantes, o pimentão age em prol do sistema imune, beneficia a saúde cardiovascular e prossui propriedades anti-inflamatórias, que previne diversos tipos de câncer e inflamações crônicas. Podemos encontrá-lo nas cores: verde, amarelo e vermelho, com sabores levemente picantes.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Vitamina C

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