Alimentos de novembro: Frutas, legumes e verduras. Veja 9 opções para esse mês!

É hora de darmos boas-vindas para novembro! E nessa época, onde a primavera alcança seus melhores dias, escolher os alimentos da safra é uma sábia decisão para levar à mesa! O penúltimo mês do ano vem cheio de legumes, verduras e frutas fresquinhas que tornam a nossa alimentação mais saudável e econômica! Veja as 9 melhores opções e os seus benefícios para a saúde.

Escolher a safra dos alimentos é de suma importância para o nosso bem-estar. Os produtos são mais bonitos, suas cores saltam os olhos, e os sabores e aromas potencializam a vontade de tornar nossa alimentação mais saudável e natural. Em suas épocas, os alimentos também possuem menos agrotóxicos, já que estão na fase apropriada de colheita, tornando menos prejudiciais à saúde. A nutricionista Paola Lisboa destacou alguns alimentos que estarão disponíveis no mês de novembro:

"Abóbora, berinjela, cenoura, alho poró, brócolis, espinafre, coco verde, framboesa e banana, são alguns dos alimentos da safra desse mês. Prefira sempre os alimentos da safra por conterem menos agrotóxicos além do mais, a safra desse mês tem alimentos incríveis que vão turbinar sua dieta para o verão", indica a profissional.

Veja 9 alimentos do mês de novembro e a importância de consumi-los

Grupo das Frutas

1 - Banana: Uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, a banana é uma poderosa fonte de potássio, um mineral benéfico para reduzir a pressão arterial e para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Pode ser consumida em sua forma natural, ou em forma de sucos, vitaminas e sobremesas.

2 - Framboesa: É época da deliciosa frutinha rosa que consegue deixar qualquer prato mais bonito e elegante. Fonte de vitaminas e antioxidantes, ela é uma aliada na hora de fortalecer o sistema imunológico, melhora a saúde do coração e proporciona um trânsito intestinal saudável.

3 - Coco verde: Quem resiste a uma água de coco bem gelada nesse calor? Fonte de vitamina A, do complexo B e C, o coco verde é uma ótima opção quando o assunto é nutrição! A fruta é ótima para prevenir a desidratação, além de ser uma boa fonte de energia. A água de coco pode ser consumida em sua forma natural ou misturada com outras frutas, como laranja ou limão, por exemplo.

Grupo dos Legumes

4 - Berinjela: Fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas, a berinjela é uma perfeita aliada da alimentação saudável. A leguminosa ajuda a manter o coração sadio, previne o câncer, auxilia na perda de peso e favorece uma pele bonita e jovial.

5 - Cenoura: Conhecida por ser o alimento do "bronzeado de verão", a cenoura é muito mais do isso! Com uma grandeza nutricional incível, ela é responsável por fortalecer o sistema imunológico, favorece a saúde dos olhos e, por ser rica em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce das células.

6 - Abóbora: Com pouquíssimas calorias, a abóbora é uma ótima pedida para acrescentar no cardápio do seu dia a dia. Além disso, ela possui importantes propriedades nutricionais (vitaminas e minerais) que ajudam a manter o seu corpo e organismo saudável. Um grande destaque da abóbora é que ela é fonte de triptofano, que quando ingerido é convertido em serotonina, o hormônio do bem-estar.

Grupo das Verduras

7 - Alho poró: Versátil e saboroso, o alho poró ganhou um espaço incrível nos pratos dos brasileiros. Ele pode ser acrescido em saladas, quiches e cremes, tornando-os ainda mais saboroso. O alimento ainda é benéfico para a saúde cardiovascular e para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo contra gripes e resfriados.

8 - Espinafre: Da família dos vegetais verdes escuros, o espinafre é um dos líderes em benefícios para a saúde. Rico em vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes, as vantagens de consumo da folha vão desde a saúde dos ossos até proporcionar uma bele saudável e bonita.

9 - Brócolis: Fonte de fibras, o brócolis é um poderoso alimento para adicionar na sua alimentação saudável para beneficiar a saúde do coração e favorecer o trânsito intestinal. Além disso, ele fortalece as funções cerebrais por ser rico em potássio.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos orgânicos, Complexo B, Frutas, Legumes, Vegetais, Vitaminas

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