Alimentos de Junho: Descubra as melhores opções da safra desse mês!

Os alimentos da estação são essenciais para quem procura as melhores fontes de sabor e nutrientes. Veja aqui as principais opções da safra de junho e os seus benefícios à saúde!
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Escolher alimentos que estão em sua época ideal, ou safra, só traz aspectos positivos a nossa vida: é mais saboroso, a textura é melhor, os nutrientes estão no auge e, claro, são mais econômicos, pelas fartas opções de mercado. E, com a chegada de junho, o sexto mês do ano também reserva produtos incríveis para incrementar as nossas receitas e aumentar as possibilidades de se alimentar de maneira mais saudável. Conheça esses principais alimentos e faça já a sua listinha de compras!

Geralmente, em sua grande maioria, os alimentos que estão na sua época de colheita, são livres de agrotóxicos, sendo mais saudáveis e potencializando o sabor e seus principais componentes nutricionais. A nutricionista Paola Lisboa explica:

"O Brasil é o pais em primeiro lugar no ranking de países que mais utiliza agrotóxicos. Hoje se saber o quão eles fazem mal para saúde, como por exemplo, alterações hormonais, e até mesmo doenças como o autismo! O ideal é sempre consumir todos, ou a maior quantidade alimentos orgânicos, mas como infelizmente no Brasil eles são difíceis de encontrar e extremamente caros temos a opção de consumir os alimentos da safra do mês, que contém uma quantidade bem menor de agrotóxicos", analisa a profissional.

Quais são os alimentos de junho? Confira!

Tangerina (ou mexerica): Rica em vitamina C, potássio e antioxidantes, a tangerina é uma fruta que auxilia no controle dos diabetes, previne as doenças cardiovasculares e pode ser uma aliada no combate do envelhecimento precoce.

Atemoia: Fonte de energia para o corpo e rica em fibras, a fruta ajuda no controle do colesterol, auxilia na recuperação de gripes e resfriados por ser rica em vitamina C, e age na regulação da pressão, já que também é fonte de potássio para o organismo.

Inhame: Esse alimento traz diversos benefícios para a saúde do coração, por ser rico em vitamina B6. Também é fonte de potássio, vitamina C e fibras, fornecendo bem estar para o cérebro, para os olhos e prevenindo contra o cancêr.

Gengibre: Conhecido por auxiliar na perda de peso, o gengibre acelera o metabolismo e previne náuseas e vômitos. Também é antioxidante e antiinflamatório, evitando as doenças estomacais como úlceras e câncer de cólon-retal.

Alho poró: Suave e muito versátil, o alho poró além de trazer sabor aos pratos, é uma boa fonte de nutrientes para o nosso organismo. É rico fólico, vitaminas A, C e do complexo B, além de conter minerais essenciais como magnésio, zinco, cálcio, potássio, ferro e fósforo, possuindo ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico.

Palmito: Saboroso e um alimento chave na hora de dar um toque especial na salada, o palmito é fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas A, B e C. É excelente para a saúde do nosso sistema imunológico e pode diminuir a retenção de líquidos.

Atum: Rico em proteínas e em vitaminas do complexo B, o atum pode auxiliar na saúde cardiovascular, já que ambém é fonte de ômega 3, ajuda na prevenção do câncer, faz bem para o cérebro e ao humor.

Sardinha: Fonte de cálcio e proteínas, a sardinha é responsável por tornar nossos ossos mais fortes, prevenir a osteoporose e melhorar a saúde muscular. Também ajuda na hidratação da pele e do cabelo, por ser rica em ômega 3.

Outros boas opções de alimentos da safra de junho

Carambola, kiwi, laranja-lima, batata-doce, berinjela, cenoura, ervilha, mandioca (aipim ou macaxeira), mandioquinha, milho-verde, abóbora japonesa e seca, cará, ervilha comum e torta, agrião, almeirão, brócolis, erva-doce, cenoura com folhas, camarão, caranguejo, lambari, badejo, porquinho, sardinha, siri e tainha.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook
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