Alimentos de abril: Prepare sua listinha do mês com as melhores opções da safra

Abril, tradicionalmente, começa sua temporada com o "dia da mentira", no entanto, quando falamos em alimentos e suas colheitas, o mês, verdadeiramente, é uma das mais importantes safras do ano. O período, que acontece durante a estação de outono, é rico em diversas opções, fontes em nutrientes, e que potencializam ainda mais seus benefícios para o nosso consumo diário.

De uma maneira geral, o termo "safra" significa o período ideal de preparo do solo até a colheita de determinados alimentos, ou seja, é a época mais importante de produção natural de qualquer alimento. Mesmo com o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, onde é possível realizar o cultivo dos mais diversos grupos alimentares fora de suas épocas da safra padrão, quando os alimentos estão em seus plantios e colheitas na época certa proporcionam aumento da produtividade e melhoria considerável na qualidade do alimento. A nutricionista Cristiane Coronel explica os principais benefícios de optarmos pelos alimentos sazonais:

"Aproveitar a safra é muito importante em nossa alimentação, pois os alimentos brotam, crescem e amadurecem naturalmente sem necessidade de fertilizantes, ou seja, são livres de agrotóxicos. Quando estão em suas épocas, eles concentram mais sabor, potencializam nutrientes, como vitaminas e minerais. Além disso, economicamente falando, também é muito interessante, pois como a demanda da safra é alta, também o custo cai muito", destacou a profissional. Veja, abaixo, as melhores opções para você ingerir durante o mês de abril!

Anote aí: Principais alimentos da safra de abril

Frutas: Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, mamão "formosa" e tangerina-cravo.

Legumes: Abóbora, abóbora-moranga, abobrinha brasileira, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame e tomate.

Verduras: Alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola (também conhecida pelo nome de chicória), repolho.

Pescados: Bagre, bonito, cação, cavalinha, corvina, linguado, merluza, tainha.

* A Dra. Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional e disponibiliza o seu site para contato e outras informações: Corpo Nutri

Ver mais: Alimentação saudável, Vitamina A, Vitamina C

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