Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos adstringentes: o que são e como ajudam no bom funcionamento do corpo
Guia Culinário 08/06/2018

Alimentos adstringentes: o que são e como ajudam no bom funcionamento do corpo

Você já ouviu falar em alimentos adstringentes? Eles podem fazer referência tanto aos utilizados na medicina tradicional quanto aos que pertencem a alternativa, que é o caso da Ayurveda. Isso significa que, embora alguns deles possam aparecer nos dois grupos, seus objetivos se diferem em parte. Isso porque a medicina ayurvédica trabalha não só o corpo, mas também a mente. Portanto, antes de simplesmente buscar informações sobre dieta com esse tipo de alimentação é preciso saber qual regime mais se adequa a você.

O que são alimentos adstringentes?

Sabe quando você come algo e sente que a boca ficou mais contraída e você parou de salivar? É bem possível que você tenha consumido uma comida adstringente. Esses alimentos entram no grupo das bases, que são substâncias que sofrem uma reação quando entram em contato com a água. Boa parte de seus benefícios ocorre devido a essa forte característica.

Alimentos adstringentes são detox

Quando vemos a palavra adstringente em geral pensamos em produtos de limpeza e beleza. Assim, é mais fácil compreender a sua função quando o nome é utilizado para se referir a um alimento. Afinal, sua maior característica é justamente “limpar” o organismo. Por isso, comidas adstringentes são consideradas detox. Lembrando que esse tipo de dieta é conhecida por eliminar substâncias nocivas ao nosso organismo através do consumo de alimentos com propriedades desintoxicantes. Esse é um processo natural do corpo, mas algumas comidas ajudam a intensificá-lo. Não se esqueça de consultar um nutricionista antes de aderir uma nova dieta.

Evita problemas relacionados à voz e à garganta

Como não poderia deixar de ser, alimentos adstringentes também ajudam a “limpar” a garganta. De uma forma resumida, eles atuam diretamente na boca e na faringe, deixando a laringe, que é onde ficam as cordas vocais, livre de qualquer obstáculo, como a própria saliva. Por isso essa comida costuma ser indicada a pessoas que trabalham utilizando muito a voz, como professores e atores.

Adstringentes são indicados para quem sofre com diarreia

Lembra que o adstringente reage com a água? Pois é, essa característica faz com que ele seja muito indicado quem sofre com diarreia. Isso porque eles são conhecidos pelo seu equilíbrio hidroelétrico. Em resumo, uma pessoa com diarreia perde eletrólitos, que são substâncias que permitem que o corpo funcione de forma adequada, e alimentos adstringentes vão repor esses eletrólitos perdidos. Além disso, essas comidas também possuem fibras, seja em maior ou menor quantidade, o que ajuda a regular o sistema digestório.

Alimentos adstringentes na Ayurveda

A Ayurveda afirma que todas as pessoas possuem três doshas em si: Pitta, Vata e Kapha. O ideal é que eles estejam em harmonia, mas isso raramente ocorre, e quando um aparece em uma quantidade maior que a dos outros dizemos que a pessoa é daquele dosha. Cada um deles possui uma característica distinta, que se enquadra com o estilo de vida e ação do organismo de cada um. A grande questão é que eles também estão relacionados aos elementares terra, ar, água, fogo e espaço, e por isso essa é considerada uma medicina alternativa, já que trabalha também a mente e o espírito.

Enquanto pessoas de Pitta e de Kapha podem comer alimentos adstringentes, eles devem ser evitados por pessoas de Vata. Isso ocorre porque esse dosha é do ar e do espaço, e por isso pessoas que o estão em desequilíbrio precisam deixar de lado alimentos que possuam essas características. Isto é, que são secos e leves. É por essa razão que amargo, picante e adstringente são sabores contraindicados. No caso da medicina Ayurveda, vegetais crus são considerados adstringentes, assim como quinoa e frango e alguns temperos, como açafrão, coentro, orégano e louro.

Alimentos adstringentes na medicina tradicional

Voltando à medicina tradicional, talvez o maior exemplo de alimento adstringente seja a maçã. Não é à toa que essa é uma fruta muito conhecida por ajudar pessoas que estão com problemas na voz. Também faz parte dessa lista o gengibre, que é conhecido pelos seus poderes medicinais. Por fim temos a cenoura, que traz diversos benefícios para a saúde. Ela, inclusive, é a mais indicada para casos de diarreia, enquanto o gengibre é pouco recomendado para esse tipo de problema.