Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação saudável contra trombose: Veja o que comer para combater a doença!
Guia Culinário 09/09/2016

Alimentação saudável contra trombose: Veja o que comer para combater a doença!

Cuidar da saúde começa, fundamentalmente, com as formas de prevenção. Ou seja, quanto mais anteciparmos nossos bons hábitos de vida melhor será o combate de qualquer problema que possa vir acontecer. Esse é o caso específico da trombose, doença que tem sido muito discutida atualmente pelos órgãos de saúde e que, com um simples equilíbrio alimentar, pode ser evitada sem maiores complicações, beneficiando o bem-estar do corpo. Saiba mais!

A trombose venosa é caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo venoso. Isso pode acontecer em função de uma reação inflamatória ou, até mesmo, algum tipo de trauma, e o trombo que é esse coagulo poderá provocar uma obstrução total ou parcial do vaso sanguíneo. Segundo a nutricionista Luciana Novaes, maus hábitos alimentares agravam o problema, que deve ser tratado para não acarretar outras complicações:

“É uma condição que merece todo cuidado e atenção porque caso o coágulo se desloque pelo vaso, ele poderá provocar uma embolia pulmonar, levando a pessoa a sérias complicações. Hábitos alimentares inadequados como excesso de gorduras, pouca ingestão de fibras, consumo exagerado de álcool, podem levar a problemas de circulação sanguínea e favorecer o surgimento da trombose”, explica a profissional, ressaltando como a boa alimentação interfere positivamente nesse processo:

“Por isso, é importante que bons hábito alimentares façam parte da rotina. Uma alimentação saudável, com alimentos ricos em vitaminas e minerais e a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia poderá auxiliar na integridade dos vasos sanguíneos e garantir uma melhor circulação sanguínea”, completa a nutricionista que também indicou os melhores alimentos para a prevenção da trombose. Veja abaixo:

Alimentação para prevenir a trombose

– Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e são de suma importância porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos. Consuma de 3 a 4 porções de frutas diariamente. Uma boa maneira de inserir as frutas no seu dia a dia, é através de sucos, que além de refrescantes, também ajudarão a absorver os nutrientes necessários.

Suco de uva integral: O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação dos trombos. O suco substitui uma porção de fruta, por exemplo.

– Linhaça e chia: Ricos em vitamina do complexo B, auxiliam na boa circulação do sangue. Também são fontes de ômega 3, que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Consuma 1 colher de sopa ao dia.

– Alho: Melhora a circulação do sangue, ajuda a controlar a pressão arterial e alivia as dores estomacais. Utilize como tempero nas preparações do dia a dia.

– Salmão e sardinha: Peixes ricos em ômega 3, nutriente que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos e diminui a inflamação. Consuma pelo menos 2 vezes na semana.

– Castanhas: Ricas em vitaminas, fibras e gorduras boas, as castanhas auxiliam a circulação sanguínea, ajuda a combater o câncer, protege o coração e promove o crescimento muscular. É recomendado um a duas unidades por dia.

Atenção ao excesso de vitamina K

Segundo a Dra. Luciana, alguns nutrientes merecem atenção, como a vitamina K: “Ela é responsável pela coagulação e pode deixar o sangue mais grosso. Diminuir os alimentos ricos em vitamina K se torna importante caso a pessoa possua tendência a formar trombos ou já faça algum tratamento para a trombose. Ela não deve ser retirada da alimentação, mas deve-se evitar ou diminuir o consumo de grandes fontes de vitamina K como os vegetais verde escuros e os miúdos”, destaca a profissional.

Alerta da Anvisa para trombose em mulheres

Os casos de trombose em mulheres ganharam grande proporção na mídia devido o uso de anticoncepcionais que podem acarretar o problema. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disponibilizou uma publicação em seu site sobre a pílula ‘Diane 35’, alertando os riscos do produto para pacientes com histórico de processos trombóticos. A pílula é usada no Brasil como anticoncepcional e também para controle do hirsutismo (excesso de pelos), ovários policísticos e acne em mulheres.