Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação para mamães e bebês durante a gestação: O que comer por dois?
Guia Culinário 05/05/2016

Alimentação para mamães e bebês durante a gestação: O que comer por dois?

Os famosos “desejos” de comer que as mulheres têm durante a gravidez não são à toa! Afinal, elas, literalmente, precisam se alimentar por dois! E, se uma alimentação saudável é mais que essencial para o bem-estar de uma pessoa, imagine para quem carrega outra vida no corpo? Durante a fase de gestação, saber se alimentar da forma correta é essencial para o bom desenvolvimento do bebê e, claro, da futura mamãe.

Segundo a nutricionista Mariane Valpassos, a gestação é um momento único na vida da mulher e a alimentação é fundamental pra saúde da mãe e do bebê: “Nesse momento não se devem fazer dietas da moda, mas ingerir os melhores alimentos nas quantidades ideais para o bom desenvolvimento do bebê”, explica a profissional.

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais é o segredo para manter a boa forma da mulher e garantir a formação da criança. O cálcio, por exemplo, é fundamental para a composição dos ossos do bebê, formação dos dentes e regulação da coagulação sanguínea. Alimentos como leite desnatado, espinafre e castanhas-do-Pará, são bons exemplos de fontes desse nutriente.

Principais alimentos que ajudam no desenvolvimento do bebê durante a gestação

Carnes e ovos: As vitaminas do complexo B são essenciais no desenvolvimento do sistema nervoso e importantes para a produção de células vermelhas no sangue. “Fontes de proteínas são importantes para o desenvolvimento de células e tecidos do bebê”, ressalta a Dra. Valpassos.

Maçã: Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, a maçã é importante durante a gestação, auxilia na saúde cerebral e fortalece o sistema imunológico, prevenindo de possíveis infecções. Fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo, a fruta também é responsável por melhorar a saúde dos músculos.

Laranja: Contém ácido fólico, importante para o fechamento adequado do tubo neural do bebê. Por causa da vitamina C presente, ajuda na absorção de ferro quando a fruta é consumida com algum alimento fonte desse mineral. É fonte de fibras, auxiliando na parte intestinal.

Couve: Também é uma excelente fonte de ácido fólico, além de cálcio, magnésio, ferro e vitamina C. Contém potássio que é um aliado pra evitar as câimbras. O magnésio tem um papel importante na formação e no bom funcionamento dos neurotransmissores, responsáveis pelo bom humor.

Limão: Fonte de vitamina C, ajuda na absorção de ferro. Ajuda na digestão. “Ajuda a melhorar o enjôo pelo seu sabor cítrico e gelado na forma de suco ou picolé, por exemplo”, destaca a profissional.

Aveia: Auxilia o sistema imunológico. Rica em fibras solúveis, ajudando a reduzir os níveis de colesterol LDL e auxiliando no bom funcionamento intestinal. Fonte de cálcio, ferro, potássio e zinco.