Alimentação e saúde: Quais são os nutrientes essenciais para a nossa vida?

Você realmente sabe o que está comendo? Além do sabor, os alimentos reservam nutrientes que, muitas vezes, nosso organismo não consegue produzir sozinho. Veja aqui quais são essas substâncias, onde encontrá-las e seus principais benefícios à saúde.
Você realmente sabe o que está comendo? Além do sabor, os alimentos reservam nutrientes que, muitas vezes, nosso organismo não consegue produzir sozinho. Veja aqui quais são essas substâncias, onde encontrá-las e seus principais benefícios à saúde.
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Você realmente sabe o que está comendo? Além do sabor, os alimentos reservam nutrientes que, muitas vezes, nosso organismo não consegue produzir sozinho. Veja aqui quais são essas substâncias, onde encontrá-las e seus principais benefícios à saúde.

Falar de alimentação saudável, da importância da ingestão regular de alguns nutrientes para o nosso organismo, é mais do que sabido, principalmente com a quantidade de informações e pesquisas na área, no entanto, o que muita gente ainda tem dúvida é de como adquirir esses benefícios na rotina do dia a dia. Conhecer os alimentos que comemos é essencial para entendermos as razões de como cada ingrediente consegue completar nossas próprias necessidades.

Optar por uma alimentação saudável é a melhor forma de obter os micronutrientes fundamentais para o organismo e absorvê-los. Podem ser encontrados em diversos alimentos que podem ser incluídos facilmente na alimentação ou, com o devido acompanhamento profissional, obtê-los através da suplementação.

"Ferro, cálcio, selênio, vitaminas do complexo B e zinco são fundamentais e podemos adquirir todos esses nutrientes em boas fontes alimentares. Sempre prioriza-se a aquisição através da alimentação, porém em virtude da rotina, estresse ou doença, podemos utilizar a suplementação como estratégia auxiliar ou até mesmo de reestabelecimento da saúde como coadjuvante da alimentação saudável." explica a nutricionista Caroline Codonho.

Nutrientes e alimentos: Quais são seus beneficios e onde encontrá-los?

Ferro - Aumenta a imunidade, previne a anemia e fornece energia. Um mineral essencial para o bom funcionamento das células do organismo. Tem a função de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, ovo, feijão e ervilhas.


Cálcio -
Melhora o metabolismo ósseo, saúde dos ossos e contração muscular. O cálcio é distribuído no organismo entre os dentes, ossos e sangue. Fundamental principalmente durante a infância, pois é nessa fase que se cria as reservas de cálcio no corpo. Alimentos que possuem cálcio: Leite desnatado, brócolis, espinafre, ameixa seca, quiabo, sardinhas sem pele e castanha do pará.

Selênio - Aumenta a imunidade, previne as doenças cardiovasculares e auxilia no ganho de massa muscular. É um elemento indispensável para a saúde do corpo, atua como antioxidante e anticoagulante e protege o corpo de diversas doenças inflamatórias típicas do envelhecimento, como a atrite e são prevenidos o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Alimentos que encontramos o selênio: Castanha do pará, atum, repolho, brócolis e espinafre.

Vitaminas do complexo B - Desde promover a pele e cabelo saudáveis a impedir a perda da memória ou enxaquecas. Oito vitaminas que são conhecidas por complexo B, são elas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12. Fundamentais para manter nosso corpo em funcionamento, esses nutrientes ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia. Alimentos que encontramos esses nutrientes: Castanha do pará (B1), levedura de cerveja (B1, B2, B3 e B9), fígado (B3 e B12), queijo cottage, cogumelos e semente de girassol (B5), amendoim (B3, B5 e B7), salmão, banana e abacate (B6), espinafre e lentinha (B9).

Zinco - Saúde cerebral, combate os sinais do envelhecimento, fornece energia e auxilia na perda de peso. Esse mineral protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo, desempenhando um papel vital para a síntese da proteínas e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo. Alimentos ricos em zinco: ostras, feijão, frango, nozes, castanhas, semente de abóbora e arroz integral.

Receitas:
Feijão
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