Alimentação e higiene bucal: 7 alimentos que vão deixar o seu sorriso perfeito

Um belo sorriso, claro e espontâneo, é um ótimo "cartão de visitas" para as nossas vidas. Além dos sinais de autoconfiança, positividade, felicidade, respeito e gentileza, os cuidados com a higiene bucal também demonstram a nossa preocupação com a saúde. Por isso, e para isso, além das escovações diárias, diversos alimentos que consumimos normalmente no dia a dia podem ser considerados grandes aliados para deixar a boca mais bonita, com dentes brancos, gengivas fortes, além do hálito fresco e saudável.

A saúde do nossa boca está diretamente associada com tudo o que comemos diariamente. A relação do aparecimento das cáries com o consumo excessivo de açúcar ou, até mesmo, a sensibilidade maior dos dentes àqueles alimentos gelados, são dois exemplos bem comuns na vida das pessoas. A nutricionista Carine Rodrigues explica:

"Uma alimentação rica em carboidratos, como açúcares e amidos, por exemplo, contribuem para a formação da placa bacteriana, que produz ácidos orgânicos, levando a uma desmineralização gradual do esmalte dentário, formando as cáries nos dentes", explica a profissional.

O que fazer para ter dentes fortes e saudáveis?

Segundo a nutricionista, se for para ingerir alguns desses produtos artificiais, com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições. Mas, o primordial é estar atento à dieta correta e rica em minerais:

"A dieta também deve ser rica em minerais como o cálcio, fósforo e flúor, pois estes são fundamentais para ter dentes fortes e resistentes. Os nossos dentes são compostos basicamente por esses minerais e o flúor é um importante agente antibacteriano, conferindo resistência à formação de cáries", completa.

7 alimentos que ajudam a tornar o seu sorriso mais bonito e saudável

1 - Maçã: Fonte de fibras alimentares, a maçã é uma das frutas mais benéficas para a boca, já que essa substância promove uma espécie de auto-limpeza nos dentes e gengivas. Como é um alimento que demora a ser mastigado e triturado, esse tempo é fundamental para melhorar a saúde bucal.

2 - Laranja: Por ser rica em vitamina C, a laranja se torna uma aliada do nosso sorriso, já que ajuda na produção de colágeno, necessária para a saúde da gengiva. Outras frutas como limão, morango e acerola, por exemplo, também estão inclusos nessa lista.

"A deficiência de vitamina C aumenta a suscetibilidade de doenças periodontais, pois aumentam a permeabilidade da barreira gengival", explica Carine.

3 - Leite e derivados: São alimentos fontes de cálcio, mineral essencial para a saúde dos dentes e para garantir que estes permaneçam fortes e saudáveis. A substância também é conhecida por equilibrar o pH do sangue e manter a saúde bucal.

4 - Alimentos crus: Cenoura, cebola, beterraba e outros vegetais que podem ser consumidos em sua forma natural também podem beneficiar a sua boca, já que exigem um maior esforço na mastigação, fortalecendo a mandíbula.

5 - Peixes: Os peixes de água salgada como atum, salmão, sardinha e linguado, por exemplo, e os frutos do mar (lula, lagosta, siris) são alimentos que possuem flúor em sua composição, que ajuda a manter os dentes e gengivas saudáveis, previne as cáries e a placa bacteriana.

6 - Ovos: Rico em fósforo, esse mineral também atua em prol da saúde bucal e diminui as chances das doenças periodontais. Outro benefício do consumo dos ovos, é que a gema é fonte de vitamina D, substância que ajuda na absorção do cálcio no nosso organismo.

7 - Nozes: Essa oleaginosa é responsável por liberar um óleo durante o consumo que ajuda a criar uma camada de proteção nos dentes, impedindo o acúmulo de placa. As castanhas do Pará também podem ajudar nessa atuação.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato:Facebook e Instagram

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em fibras, Frutas, Vitamina D, Alimentos orgânicos, Alimentos ricos em cálcio, Carboidratos

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