Alimentação e estética: Veja como os nutrientes ajudam a nos deixar mais bonitos

Comer bem é tão bom que nos deixa até mais bonitos, sabia? Sim, além de beneficiar a saúde como um todo, a alimentação saudável também é uma grande aliada de questões estéticas do nosso corpo. Determinados nutrientes, quando consumidos de maneira equilibrada e regular, possuem poderes importantes para deixar nossa pele mais lisa, os cabelos volumosos, unhas mais fortes e, claro, o emagrecimento natural. Saiba mais!

Quando falamos em alimentação associada à estética é quase que instantâneo pensarmos na perda de peso. Mas, os poderes nutricionais vão muito além disso. A ingestão de alimentos com componentes anti-inflamatórios, por exemplo, podem beneficiar nosso corpo de uma forma geral. "Não podemos deixar de citar que quando falamos em tratamento estético, devemos partir do princípio de uma alimentação anti-inflamatória, uma vez que a alimentação habitual (carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados), são pró-inflamatórios, ou seja, favorecem o aparecimento da inflamação", explica a a nutricionista Karen Sussman, ressaltando os aspectos contrários de uma alimentação ruim na beleza de nosso corpo:

"Diversos estudos já mostraram e comprovaram que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar diversas alterações estéticas", destaca a profissional que respondeu algumas perguntas sobre o tema. Confira!

- Como uma boa alimentação age nas questões estéticas?

"Cada micronutriente tem uma especificidade maior com alguma característica estética. Normalmente, as desordem estéticas se iniciam quando estamos com carência de micronutrientes (vitaminas e minerais), por isso, devemos ter bastante atenção e cuidado ao fazer uma dieta muito restritiva quando o desejo é perda de peso, pois podemos até perder gordura, mas estaremos entrando em carência de nutrientes que sao essenciais para composição do cabelo e unha, enrijecimento muscular, ressecamento da pele, entre outros."

- Qual é o consumo ideal para que esses alimentos comecem a proporcionar o resultado desejado?

"O consumo ideal vai variar de acordo com cada pessoa. Devemos sempre tratar com individualidade. A anamnese inicial é bem completa e leva em consideração todo o histórico dos pacientes, exames bioquímicos, alimentação habitual, sinais e sintomas, sobrecarga de toxinas, deficiência de nutrientes, avaliação de gordura corporal, massa magra, e também as principais queixas do paciente. Com essa anamnese é possível juntar todos os dados, e avaliar a principal causa da alteração estética para se ajustar as necessidades diárias. Lembrando que todos os micronutrientes tem uma recomendação diária necessária mínima para funcionamento do organismo."

Para a pele, quais são os alimentos indicados para deixá-la mais bonita?

"A pele é resultado da sua alimentação. Os nutrientes que estão presentes no corpo, vão nutrindo sua pele. Portanto, se a alimentação não é saudável, a pele não terá acesso a esses nutrientes que poderiam deixá-la muito mais bonita. A alimentação mais saudável para a pele é aquela rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros; esses são considerados alimentos leves, além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres. Muitos importante também é a ingestão de água que deve ser no mínimo em torno de 2,5L / dia."

Quais os alimentos que beneficiam os cabelos?

"Já está mais do que provado que a alimentação interfere diretamente na beleza da pele. E com o cabelo a história não é diferente. Os alimentos para fortalecer o cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, como peixe, ovo, carne, gelatina, leite e derivados porque as proteínas são compostas por aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda de cabelo."

Quais os alimentos ajudam na saúde das unhas?

"Alguns sinais geralmente identificam a deficiência de algum micronutrientes na unha. As listras nas unhas, por exemplo, indicam falta de vitamina B (ovos, carnes, aves e leite). Já unhas secas e quebradiças, podem ser falta de cálcio (leite e derivados, peixes, vegetais de folha verde escura) e vitamina A (cenoura, tomate, abóbora...), enquanto unhas com coloração acizentada e descamação intensa ao redor das unhas representam falta de zinco (nozes, frutos do mar, carne vermelha, aves e gérmen de trigo). Para ter unhas forte, invista em alimentos que tenham biotina (encontrada em peixes de água salgada, gema cozida e grãos integrais) e as demais vitaminas do complexo B, juntamente com aminoácidos, além das vitaminas C (encontrada na laranja, limão, morango, goiaba), e E (presente em vegetais de folhas verde escura, oleaginosas, grãos integrais). Eles auxiliam o corpo a produzir queratina, aumentando a proteção."

*Karen Sussmann (CRN 11199899) é formada na UFRJ e pós graduada em nutrição esportiva. Experiência em educação nutricional com crianças e adolescentes.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos ricos em proteínas, Alimentos ricos em cálcio, Alimentos orgânicos, Carboidratos, Carne, Complexo B

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