Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Algumas comidas podem mesmo atrapalhar a ação de remédios? Entenda essa relação
Guia Culinário 06/09/2018

Algumas comidas podem mesmo atrapalhar a ação de remédios? Entenda essa relação

Quando estamos tomando algum medicamento é preciso tomar alguns cuidados para evitar que o seu efeito seja comprometido. Dar um tempo no álcool, por exemplo, é uma das medidas mais comuns, já que a bebida pode diminuir ou potencializar o efeito de alguns remédios no organismo. Mas você já ouviu falar que certos alimentos também podem ser prejudiciais?

Para te fazer entender melhor esse assunto, conversamos com a nutricionista Bianca Sermarini – que esclareceu o que é verdade e o que não passa de mito nessa história da comida influenciar na ação dos remédios.

Alimentos podem mesmo alterar o efeito de certos medicamentos

Muita gente não sabe, mas não são apenas as bebidas alcoólicas que precisam de atenção quando algum medicamento está sendo usado. Segundo a nutricionista Bianca Sermarini, é verdade que certos alimentos também podem interferir na ação dos remédios e comprometer o seu efeito. “Ele pode modificar a utilização do nutriente com implicações clínicas tanto na eficácia terapêutica como na manutenção do estado nutricional”, esclarece.

Cada caso deve ser avaliado individualmente para descobrir o que cortar

No entanto, de acordo com a profissional, diferentemente do que acontece com o álcool, não existe regra sobre o que deve ser cortado ou não: cada caso deve ser avaliado individualmente, considerando o remédio que está sendo usado e a dieta alimentar de cada um.

“Sabe-se que alimentos irritantes de mucosa como café, chocolate, chá mate devem ser os primeiros a ser observados. Mas não existe regra para isso. Cada indivíduo deverá fazer a dieta de exclusão ou não orientada pelo nutricionista que o acompanha“, explica Bianca.

Alimentos que atrapalham o que está sendo tratado são os mais perigosos durante uso de medicamentos

Para a nutricionista, o que é mais prejudicial nesse caso é o consumo de alimentos que podem atrapalhar diretamente o tratamento que está sendo feito – já que, dependendo do que for ingerido, a ação do medicamento pode ser dificultada ou até mesmo impedida.

Para esclarecer esse ponto, ela cita como exemplos de alimentos que claramente não devem ser consumidos por alguns grupos de pessoas. “A ingestão excessiva de açúcares em pacientes fazendo uso de antidiabéticos, dieta inadequada no caso de doentes usando medicamentos para baixar o colesterol, anti-hipertensivos e diuréticos”, finaliza.