Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alfarroba: substituto do cacau pode ser usado como alternativa ao chocolate
Guia Culinário 25/05/2018

Alfarroba: substituto do cacau pode ser usado como alternativa ao chocolate

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira, árvore originária do Oriente Médio e do Norte da África em uma região próxima ao Mar Mediterrâneo. Inclusive, na Antiguidade sua vagem era utilizada para preparar doces e sucos, já que ela possui um sabor adocicado. Mas mesmo sendo conhecida há milênios, apenas nos últimos anos, com o crescente número de pessoas que opta por seguir uma alimentação mais saudável, a alfarroba começou a se tornar popular em lares brasileiros. Isso porque ela pode ser uma alternativa ao consumo do achocolatado ou do chocolate, já que ambos em geral são feitos com cacau.

Alfarroba é muito nutritiva

O primeiro benefício da alfarroba pode ser encontrado em sua tabela nutricional. Isso porque ela possui quantidades significativas das vitaminas B2, B3, B6 e B12, conhecidas respectivamente como riboflavina, niacina, piridoxina e cobalamina. As duas primeiras ajudam a dar energia para o nosso corpo, sendo muito indicadas para quem pratica exercícios físicos e quer queimar gordura. Mas além disso a B3 previne a diabetes e melhora a circulação sanguínea.

A piridoxina também colabora para o processo de emagrecimento por acelerar o metabolismo, além de reduzir os níveis de colesterol e atuar na saúde cardiovascular. Por fim, a cobalamina evita problemas como a depressão e a ansiedade ao proteger o sistema nervoso central. Isso sem falar que a alfarroba é rica nos minerais magnésio, cálcio, potássio, ferro e manganês. Eles somados ajudam a deixar ossos e dentes mais fortes, previnem problemas nos rins, ajudam na contração muscular e evitam doenças que vão da anemia ao câncer.

É um bom antioxidante

A alfarroba também é conhecida pelo seu fator antioxidante. Isso significa que ela não apenas deixa o sistema imunológico mais resistente como também combate o excesso de radicais livres no organismo. Esses, por sua vez, quando estão em desequilíbrio no corpo podem gerar a oxidação das células, gerando o envelhecimento precoce e contribuindo para o surgimento de um câncer. Por isso o fruto é tão indicado para evitar o aparecimento de doenças.

Fruto é rico em fibras e taninos

Outra grande vantagem da alfarroba é que ela é rica em fibras, o que significa que ajuda a regular o intestino. Quem também colabora com esse processo são os taninos, substâncias que em geral são utilizadas no combate a diarreias e problemas estomacais pelo seu fator adstringente. Também atuam no intestino de forma a proteger a parede do órgão e impedir que a água seja secretada dele de forma excessiva.

Alfarroba é indicada para diabéticos

Por não possuir açúcar e um baixo índice glicêmico, a alfarroba é indicada para quem possui diabetes. Vale lembrar que ela possui um sabor adocicado, o que ajuda a acabar com aquela vontade de comer doce, algo que também é essencial para pessoas que estão tentando emagrecer. E por ser um fruto, pode ser consumido tanto por celíacos, já que não contém glúten, quanto por alérgicos e intolerantes a lactose.

Cacau ou alfarroba: o que é melhor?

A alfarroba costuma ser consumida em sua forma em pó, que é usada para fazer uma outra versão de achocolatado. Aliás, também existe “chocolate” de alfarroba, que passou a ser muito consumido por quem busca uma vida saudável. Mas será que ele realmente é melhor que o cacau? Bem, em primeiro lugar, o cacau em si não possui açúcar, e pois isso o ingrediente é acrescentado posteriormente durante o preparo de doces.

Mas uma diferença real entre os dois é que a alfarroba não possui cafeína, o que pode ser considerado bom ou ruim, já que seu excesso pode causar fortes reações, ao mesmo tempo que a substância é termogênica e ajuda a emagrecer. Um aspecto positivo é que chocolates feitos com alfarroba possuem metade das calorias que a versão “original”, o que é excelente para quem aderiu à dieta low carb. Também é uma boa opção para quem não pode consumir produtos com lactose, já que em geral o leite não é acrescentado em receitas de doces com alfarroba.