Alface em chás? Descubra os benefícios dessa combinação para a sua vida!

Extremamente versátil e funcional, o alface é um ingrediente que consegue se adaptar nas mais diversas composições e receitas. Muito leve e nutritiva, a verdura faz uma ótima combinação com chás, principalmente para dietas de emagrecimento.
Extremamente versátil e funcional, o alface é um ingrediente que consegue se adaptar nas mais diversas composições e receitas. Muito leve e nutritiva, a verdura faz uma ótima combinação com chás, principalmente para dietas de emagrecimento.

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Quando falamos na composição de uma boa salada é impossível não pensar no alface. Fresquinha, leve e nutritiva, essa verdura tem a capacidade de se adaptar às diferentes composições culinárias, deixando qualquer prato mais colorido e saudável! A versatilidade dessa folha é tamanha que, inclusive, pode ser consumida de outras formas, em bebidas, principalmente chás.

Por ser riquíssima fonte de hidratação - tem cerca de 95% de água em sua composição - o alface também pode ser aproveitado em chás. Quando fazemos a infusão da folha na bebida, todos os seus benefícios nutricionais são preservados, ainda com a possibilidade de incrementar com outros ingredientes que deixem a bebida mais cheirosa e saborosa. Uma receita famosa, por exemplo, é a da hortaliça com cascas de maçã, muito utilizada para espantar a insônia. A nutricionista Daniella Chein destaca alguns benefícios do alface para a saúde:

"Dentre os benefícios do alface podemos citar a redução dos níveis de colesterol, a proteção dos neurônios, indução do sono, controle da ansiedade, redução da inflamação, e fornecimento de antioxidantes", explica a profissional.

Alface é ideal para todas as dietas!


Segundo Danielle, o alface é um dos alimentos mais cotados dos últimos tempos como aliado das dietas de baixa caloria. Por isso, além do seu uso em chás, o consumo da folha é liberada em todas as dietas. "Cada 100g de alface tem apenas 15 calorias aproximadamente e ela pode - e deve - ser consumida diariamente. Como é um alimento de pouquíssimas calorias, pode ser consumido à vontade. Só fique atento para a quantidade de sal, azeite e molhos que serão adicionados a ela. Esses sim, conferem mais caloria", revela a Dra. Chein.

Contudo, não importa qual será a preparação, a escolha e higienização da alface é essencial. O alimento fresco, quando tem seu maior potencial nutricional, tem as folhas brilhantes, firme e sem marcas escurecidas ou bordas amarelas. Para esterelizar, use hipoclorito de sódio, água sanitária ou vinagre, diluindo aproximadamente uma colher de sopa para cada litro de água, e deixe as folhas de molho por 15 minutos. Depois basta enxaguar, secar e usar a criatividade para servir! Se sobrar, guarde em um saco ou vasilha plástica com tamba, na parte inferior da geladeira, por até quatro dias.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.


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