Ácido fólico: Saiba mais sobre a importância da vitamina B9 em nossas vidas

Você já ouviu falar em ácido fólico? Talvez, se falarmos em vitamina B9, o assunto fica mais próximo ao nosso conhecimento sobre alimentação saudável, certo? Essa substância, encontrada nos mais diversos alimentos do nosso dia a dia, é responsável por numerosos benefícios ao corpo, que vão desde à saúde capilar até as funções do cérebro, ajudando a combater a depressão, por exemplo. Veja a grande relevância dessa poderosa vitamina para nós, onde podemos encontrá-la e como acrescê-la em nossa rotina!

De maneira geral, o ácido fólico é uma vitamina extremamente importante para o nosso bem-estar físico e mental, pois favorece a boa circulação do sangue no corpo. Além das questões cognitivas, o seu consumo fortalece o funcionamento do sistema imunológico, responsável por defender o nosso organismo dos temidos ataques dos radicais livres, que causam doenças e enfermidades.

"O ácido fólico está presente em diversos alimentos e atua na formação e multiplicação das nossas células, incluindo as células de defesa, as células sanguineas e as celulas de formação de proteína", explica a nutricionista Daniella Chein, apresentando, abaixo, boas fontes desse elemento para o nossa rotina alimentar. Confira!

4 fontes saudáveis de ácido fólico para sua alimentação

Carne magra: Filé mignon, coxão duro, coxão mole, patinho e alcatra são ricas em vitaminas e minerais, especialmente em ferro e zinco. Bem preparadas, as carnes ajudam na manutenção da massa muscular, melhoram o desenvolvimentos na prática de exercícios físicos e agem na prevenção da anemia.

Feijões:
Rico em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, o feijão, principalmente o roxo, também é uma excelente fonte de ácido fólico. O alimento beneficia na perda de peso, ajuda no controle de açúcar no sangue e age na prevenção do câncer de cólon.

Vegetais folhosos verde-escuros: Brócolis, couve e espinafre fazem parte desse grupo que são muito benéficos para a nossa saúde. São ricos em vitaminas A, C, K e do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo. Consumir esses alimentos in natura conserva 100% das suas propriedades, tornando o nosso corpo mais saudável e deixando-o livre das ações dos radicais livres.

Batatas: Ricas em ácido fólico, as batatas se tornam essenciais para o desenvolvimento saudável dos tecidos e das células fetais durante a gestação. Além disso, o alimento possui uma considerável quantidade de potássio, podendo prevenir o aparecimento de ataques cardíacos e derrames.

O ácido fólico também é importante durante a gravidez

Durante o período de gestação, o ácido fólico é ainda mais importante. O seu consumo ajuda na boa formação do feto e garante a saúde futura do bebê. Além disso, a vitamina b9 também responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como diminui o risco de pré-eclâmpsia, quando a grávida desenvolve hipertensão.

Contudo, sendo gestante ou não, a Dra. Danielle Chein ressalta a importância de um acompanhamento profissional antes de ingerir qualquer suplemento fonte dessa vitamina: "Sempre que possivel devemos procurar um profissional adequado para fazer a suplementação dessa vitamina. Devem se preocupar, principalmente, aqueles que fazem uso de cigarro e bebidas alcoolicas; quem faz uso de anticoncepcionais, antiácidos e diuréticos, e aqueles com problemas renais crônicos", ressalta a nutricionista.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Vitamina C, Alimentos ricos em cálcio, Alimentos orgânicos, Vegetais, Legumes, Carboidratos, Carne, Vitaminas, Complexo B

Últimas matérias