Açaí: Um grande aliado à saúde do coração! Veja mais sobre essa poderosa fruta

Quem pensa que açaí é só um alimento para repor energias, se engana! A tradicional fruta também reserva um arsenal de nutrientes para a nossa saúde. Estudos científicos apontam a eficácia da iguaria para o fortalecimento e prevenção de doenças no coração. Saiba mais!
Quem pensa que açaí é só um alimento para repor energias, se engana! A tradicional fruta também reserva um arsenal de nutrientes para a nossa saúde. Estudos científicos apontam a eficácia da iguaria para o fortalecimento e prevenção de doenças no coração. Saiba mais!
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Quem pensa que açaí é só um alimento para repor energias, se engana! A tradicional fruta também reserva um arsenal de nutrientes para a nossa saúde. Estudos científicos apontam a eficácia da iguaria para o fortalecimento e prevenção de doenças no coração. Saiba mais!

Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas. Veja as razões e quais são as vantagens de incluir, moderamente, essa delícia na sua rotina alimentar.

Para os amantes do açaí na tigela, misturado com sorvetes ou em bebidas, o açaí apresenta uma versátilidade saborosa de opções altamente nutritivas para incrementar nossa alimentação. Rico em vitaminas e mineirais poderosos e fundamentais para o nosso organismo (principalmente fibras e vitamina C), ele é considerado um antioxidante natural, por causa de sua grande concentração de polifenóis, substâncias que aumentam o fluxo sanguíneo do coração, deixando esse músculo mais forte e saudável. A nutricionista Priscilla Goretti explica melhor:

"O açaí está no topo do ranking dos alimentos antioxidantes e possui grande concentração de fitoesterois, que também ajudam a manter a saúde cardiovascular, além de ser preventivo para doenças inflamatórias e alguns tipos de câncer", ressalta a profissional.

E os benefícios não param por aí! A fruta também é responsável por reduzir os níveis de colesterol, isso porque possui grande quantidade de ácidos essenciais que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o considerado mau (LDL), também colaborando com a circulação sanguínea.

Outros benefícios do açaí para nossa saúde

Fortalece o sistema imunológico: Rico em vitamina C, a fruta é responsável por combater as ações dos radicais livres no organismo, fortalecendo e impulsionando o nosso sistema imune.

Retarda o envelhecimento: Com a presença das substâncias flavonoides e antocianinas, o açaí auxilia na proteção das células do corpo e ajudam a mantê-lo saudável.

Previne o câncer: As antocianinas, agentes antioxidantes encontrado em grandes quantidades na fruta e que dão as colorações preta, vermelha e roxa ao açaí, é responsável pelo efeito preventivo sobre a doença, retardando o possível surgimento de tumores.

Facilita o ciclo mentrual das mulheres: Por ser rico em cálcio, o açaí previne as sensações desagradáveis do período, como inchaço e cãimbras.

Melhora a visão: Fonte de vitamina C e betacaroteno, a fruta reduz as complicações da degeneração macular, proporcionando saúde para os olhos.

Anti-inflamatório: O açaí é rico em ácidos graxos, auxiliando a solução e a prevenção de problemas de pele, como acne e a dermatite, assim como é um bom tratamento para a gastrite.

Energético: Fornece energia e dá pique para atividades físicas. Também possui ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemia.

Rico em fibras: A alta concentração de fibras do açaí atua nas funções intestinais, combatendo a prisão de ventre e proporcionando saciedade.

Açaí engorda? Tenha atenção aos acompanhamentos!

O açaí tem uma grande quantidade de carboidratos presentes em sua composição e é por isso que muita gente acredita que ele engorda. Contudo, o que engorda mesmo são os complementos que ingerimos em seu consumo, por exemplo, o guaraná natural com qual é servido. Os carboidratos, se ingeridos de forma equilibrada, fornecem energia e fazem parte da alimentação saudável. Por isso, incorpore alimentos saudáveis e naturais ao seu açaí, como granola, quinua, aveia, além de frutas, como morango e banana.

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