Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Açaí roxo ou branco? Saiba a diferença entre essas e outras variedades da fruta
Guia Culinário 15/03/2018

Açaí roxo ou branco? Saiba a diferença entre essas e outras variedades da fruta

Em um país tropical como o nosso difícil é encontrar alguém que não goste de açaí. Esse alimento típico da região Norte hoje é consumido em todos os estados do Brasil e acabou ficando muito associado ao mundo fitness pela sua alta capacidade de repor energias. Verdade seja dita, a fruta traz vários benefícios para a saúde, podendo ser consumida por qualquer um. Mas você sabia que existe mais de um tipo açaí? Inclusive, talvez você nem esteja comendo o mais saboroso para o seu paladar, só não sabe disso ainda.

Açaí tem um forte valor nutricional

Antes de mais nada é bom lembrar os benefícios que o açaí oferece de uma maneira geral, seja lá qual for a sua espécie. O primeiro deles é que, como outros tipos de palmito, ele é rico em vitaminas C, E e as do complexo B, fortalecendo o nosso sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, é fonte de fibras, ajudando a regular o intestino e a combater a prisão de ventre. O açaí possui também grande quantidade de cálcio, o que facilita o ciclo menstrual das mulheres, além de fazer bem para o coração. Como se não fosse o suficiente, estudos já mostraram que ele ainda pode diminuir e combater disfunções cerebrais, que levam à bipolaridade.

Açaí roxo é o mais consumido no Brasil

Talvez muita gente não saiba que há vários tipos de açaí porque o roxo é o que ficou conhecido em todo o território nacional. Com uma coloração mais escura, ele se tornou famoso bom ser um ótimo energético para quem pratica atividades físicas e busca uma alimentação mais orgânica, deixando os suplementos de lado. Esse tipo é produzido no Norte do país, e é muito apreciado pelas populações nativas da Amazônia. Já no resto do país é comum vê-lo sendo consumido com outras frutas, principalmente a banana.

Açaí branco é rico em vitamina A

Embora seja chamado de “branco” a sua cor na verdade é verde. De uns anos para cá ele passou a ser muito consumido em Belém, no Pará, onde é conhecido por ser mais “light”. Ele também é rico em vitamina A, sendo bom para o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele. Além disso, melhora a saúde dos olhos, evitando problemas de visão. Ele é um pouco mais caro que o açaí roxo e mais difícil de encontrar.

Açaí espada tem um formato diferentes dos demais

Sua maior diferença em relação aos demais é o seu formato, já que seus cachos possuem diversas ramificações, que são caracterizadas como primárias, secundárias e terciárias. Essa variedade é muito encontrada na Ilha do Combu, localizada a 15 minutos de Belém, no Pará.

Açaí açu é maior e tem um sabor mais forte

A primeira coisa que você precisa saber sobre o açaí açu é que seu sabor é mais forte que o roxo, já que seus cachos são grandes e pesados, o que faz com que ele possua 70% mais polpa. Ao mesmo tempo, essa espécie, cultivada no Tocantins, rende frutos apenas por um curto período no ano e ainda requer uma armazenagem mais cuidadosa, algo que dificulta a propagação de seu consumo.

Açaí Sangue de Boi possui consistência mais pastosa

O nome não é por acaso, já que esse açaí tem uma cor avermelhada. Produzido principalmente no Pará e no Maranhão, ele tem uma consistência mais pastosa e seu sabor é diferente do roxo, o tipo mais comum. Por isso, em geral essa espécie encontra pouca aceitação por parte do consumidor.

Açaí Chumbinho mal chega a pesar 1 grama

Encontrado no estado do Amazonas, este açaí é conhecido por ser bem pequeno, com um peso que chega até 1 grama. Ao contrário das demais espécies, neste caso ela pode ser aparecer em duas cores diferentes: roxo ou branca.