Abobrinha ao forno com tomate cereja e castanha do Pará

Fácil
30 minutos + tempo de forno
440g – 16 Fatias
Abobrinha ao forno com tomate cereja e castanha do Pará

Nos últimos tempos a abobrinha se tornou o substituto perfeito para veganos que sentem falta de macarrão. Mas é claro que esse espaguete não precisa ser consumido apenas por pessoas que não consomem produtos de origem animal, sendo perfeito para quem busca uma alimentação mais natural. Só que o que muita gente esquece é que a abobrinha não precisa ser usada exclusivamente em macarrão de legumes, sendo um ótimo acompanhamento para quem quer um almoço rico em nutrientes. Se você busca uma receita fácil, saborosa e saudável, que tal optar pela abobrinha ao forno com tomate cereja e castanha do Pará?

Modo de preparo

- Tempere as fatias de abobrinha com um pouco de sal e reserve;

- No liquidificador, triture o pão, formando uma farinha grossa, e misture com o queijo mussarela light;

- Bata bem o ovo, passe nas abobrinhas e em seguida empane na farinha com queijo + pão;

- Coloque em uma assadeira levemente untada com óleo de coco;

- Distribua as rodelas de tomate cereja e por cima polvilhe mais um pouco da mistura de pão;

- Salpique a castanha do Pará;

- Leve ao forno alto até dourar bem;

- Salpique salsa picada;

- Sirva com colheradas de creme cottage em pasta.

Abobrinha é perfeita para quem faz dieta low carb

A abobrinha acabou se tornando uma das queridinhas de quem faz dieta, especialmente a low carb, e quer perder peso, mas mesmo sabendo disso muita gente nem imagina quais são os seus reais benefícios. Ela é rica em fibras, ajudando a regular o intestino e evitando problemas como a prisão de ventre, que gera e aquele desagradável inchaço na barriga. Além disso, esse legume ajuda a combater as altas taxas de açúcar no sangue por possuir um baixo índice glicêmico.

Tomate cereja ajuda a prevenir diversas doenças

Rico em vitamina C e licopeno, o tomate é um forte antioxidante. Isso faz com que ele seja um ótimo aliado do coração, evitando problemas cardiovasculares, como derrames e a hipertensão. Além do mais, ele combate os radicais livres, que podem acabar causando alguns tipos de câncer. O tomate também possui um mineral que é pouco mencionado, mas muito importante: o cromo. Ele é ideal para quem procura controlar a fome e de quebra ainda evita o surgimento da diabetes. Sem falar que ele também é rico em potássio e cálcio, sendo ótimo para a saúde dos ossos. Por fim, é fonte de vitamina A, que ajuda a fortalecer o cabelo. Lembrando que o tomate do tipo cereja é mais adocicado, e por isso é perfeito para acompanhamentos.

Castanha do Pará é rica em minerais

Por fim, o toque final dessa receita é uma oleaginosa muito brasileira: a castanha do Pará. Além de ser um excelente petisco, ela pode servir como complemento de algumas receitas. Seus benefícios são muitos, e em geral eles estão associados aos seus minerais. Ela é rica, por exemplo, em selênio, que evita o aparecimento de câncer e protege tanto a tireoide quanto o sistema nervoso central, impedindo o desenvolvimento de doenças como o mal de Alzheimer. Também é fonte de fósforo e magnésio, melhorando a fixação de cálcio nos ossos e prevenindo a osteoporose. Isso sem falar que garante uma maior sensação de saciedade e ajuda na perda de peso.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 229Kcal ou 962Kj 11
Carboidrato 16g 5
Proteína 12g 16
Gorduras totais 13g 24
Gorduras saturadas 3g 14
Sódio 336mg 14
Colesterol 60mg 20
Fibra alimentar 1g 4
Vitamina A 87mcg 15
Vitamina D 0,25mcg 5
Vitamina C 6mg 13
Cálcio 162mg 16
Ferro 2g 14
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Receitas:
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