Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
A alimentação pode influenciar na fertilidade? Veja alimentos que podem ajudar!
Guia Culinário 10/05/2016

A alimentação pode influenciar na fertilidade? Veja alimentos que podem ajudar!

Ter um filho requer muitos planos para o casal: é escola, natação, balé, futebol… Mas, antes mesmo de pensar no nascimento da criança, é necessário que os pais estejam bem saudáveis e preparados para gerar um filho forte e pronto para crescer. Por isso, associar os nossos hábitos alimentares como uma potencial fonte de fertilidade não é nenhum absurdo, pelo contrário, seguir uma dieta adequada e rica em nutrientes é essencial para dar, no mínimo, uma “forcinha extra” aos futuros papais e futuras mamães.

Apesar de ainda não haver uma comprovação científica sobre a influência da alimentação na fertilidade humana, já que diversos fatores podem atuar nesse quesito, a nutricionista Paula Saito acredita no poder dos alimentos:

“Por existirem muitas variáveis como idade, ingestão de fármacos, hereditariedade, entre outros, torna-se muito difícil realizar um estudo que consiga controlar estas variáveis e afirmar a influência dos alimentos para promover a espermatogênese ou ovulogênese, processos de formação de espermatozóides e óvulos. Mas, é mais do que comprovado a importância de uma boa alimentação para gerar uma nova vida cheia de saúde”, destacou a profissional, enfatizando como o estado nutricional é fator preponderante para a fertilidade:

“A alimentação saudável associada à prática de exercícios físicos regulares, previne por exemplo, a obesidade, que por sua vez influencia na composição hormonal do corpo humano. A resistência à insulina, dislipidemias e diabetes também são fatores correlacionados à fertilidade, podendo retardar o metabolismo e assim dificultar a fecundação”, afirma a especialista.

Vitaminas podem ser grandes fontes de fertilidade

A ingestão de alimentos fontes de vitamina C e E, como verduras verde escuras (couve, espinafre, etc), frutas ácidas, cereais e óleos vegetais, promovem uma melhora na saúde combatendo os radicais livres, causadores de doenças e retardos metabólicos. “Com a ingestão dos vegetais verde escuros e é claro, a atividade física na rotina da mulher, melhora sua condição hormonal para o interesse sexual por liberar diversos hormônios facilitadores da fertilidade, como a serotonina, por exemplo”, ressalta a Dra. Paula Saito.

Já os alimentos de origem animal como carnes e ovos, são recomendados para garantir aporte proteico e vitaminas do complexo B, principalmente B12 exercem papel importante no estado nutricional, assim como alguns oligoelementos, ou microminerais, como zinco e selênio. A soja, por exemplo, tem ação na produção do estrogênio e poderia influenciar na ovulação feminina.

Hábitos de vida: Ao adotar hábitos saudáveis como a ingestão de frutas e legumes naturais na dieta, praticar atividade física e ainda evitar o consumo de tabaco e álcool, com toda certeza obterá um estado de saúde que lhe dê condições de melhorar a saúde como um todo, beneficiando inclusive na fertilidade.