8 benefícios das frutas secas: elas regulam o intestino e até ajudam na dieta

Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
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Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam mais calóricas.
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Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>
Como todo alimento, as frutas secas devem ser consumidas com moderação. No processo de desidratação o açúcar fica concentrado e por isso elas se tornam ma<span>is calóricas. </span>

Encontradas em pequenas embalagens nos supermercados ou a granel, as frutas secas como damasco, uva passas, ameixas, maça e tâmaras vão muito além do sabor. Elas fazem parte do quadro de alimentos que beneficiam a saúde porque têm um alto valor nutricional, trazem vantagens para o organismo e ainda podem ser aliadas na perda de peso quando consumidas da forma correta.

Muita gente usa as frutas secas para substituir aquele docinho quando está de dieta, mas é preciso ter cuidado. Apesar de deliciosas, as frutas secas não devem ser consumidas em excesso, já que possuem mais calorias que as frutas comuns. Isso porque elas passam por um processo industrial para eliminar a água contida nelas, o que concentra os açúcares naturais, tornando-as mais doces. Apesar disso, o processo também concentra os nutrientes e, por isso, as informações nutricionais permanecem intactas após a desidratação.

"Cheias de benefícios, saborosas e, melhor ainda, são ótimas opções para lanches intermediários por serem práticas e fáceis de levar na sua bolsa: algo que ajuda a não comer besteiras na rua. As frutas secas mais conhecidas são damasco, ameixas, uvas passas e tâmaras, cada uma tem o seu benéfico em particular. ", ressaltou a nutricionista Paola Lisboa.

As frutas secas também são conhecidas por darem um toque especial nas refeições, proporcionando um sabor agridoce, e uma das suas maiores vantagens é que elas estão disponíveis o ano inteiro. Outro ponto positivo é que esses alimentos geralmente têm validade de até 06 meses, sem a necessidade de manter na geladeira.

Confira 8 benefícios das frutas secas para seu organismo:

1. Algumas frutas secas como o damasco são ricas em vitamina A, o que é ótimo para a visão e reforça o sistema imunológico.

2. São extremamente ricas em vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3, B6) e em ácido pantotênico, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico.

3. São ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês, que desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida.

4. Algumas delas, como as ameixas, são ricas em fibras e ajudam a regular o intestino pelo seu poder laxativo.

5. Frutas secas como as uvas passas possuem função cicatrizante, ajudando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxiliando no combate de doenças renais e até a anemia. Além disso elas ainda podem ajudar na prevenção da osteoporose.

6. Algumas frutas secas como as tâmaras podem ser boas para a pressão arterial, mas vale tomar cuidado por causa do valor calórico.

7. As tâmaras também são uma ótima fonte de energia imediata, sendo uma opção para o pós-treino de praticantes de atividade física.

8. Elas matam a vontade de comer doces sem fugir da dieta.

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