Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
8 bebidas que fortalecem o organismo contra células cancerígenas
Guia Culinário 08/04/2015

8 bebidas que fortalecem o organismo contra células cancerígenas

Não há sede melhor do que a sede de viver. E, para isso, a inclusão de algumas bebidas nutritivas em uma dieta cotidiana é imprescindível para uma vida saudável e igualmente prazerosa. Diversos estudos apontam a eficácia de alguns líquidos na prevenção de doenças (nefastas, como o caso do câncer, por exemplo. As pesquisas mostram que alimentos nutridos de antioxidantes, como as vitaminas A, C, D e E, entre outros, são excelentes anticancerígenos que fortalecem e protegem o organismo do avanço do mal, de uma maneira natural e efetiva.

Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo, mas outros não – caso das vitaminas A, C, E, e o betacaroteno. As ações dessas substâncias retardam e até inibem a oxidação do organismo. Eles agem bloqueando a formação dos radicais livres (RL) tornando-os inativos. Para se ter uma ideia, uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento precoce.

“A causa do câncer é multifatorial, mas 30% dos casos poderiam ser prevenidos por nossos hábitos. Isso inclui a alimentação rica em alimentos antioxidantes, porque protegem as células dos danos celulares, que são uma característica da doença. Além da alimentação é importante também praticar uma atividade física, como caminhar ou correr 30 minutos por dia, não comer excesso de gorduras, sal e açúcar, assim como não fumar”, disse a nutricionista Ana Carolina Bragança.

8 bebidas naturais anticancerígenas

Batida de abacaxi e gengibre: O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina que é encarregada de prevenir o câncer e ajudar a reduzir os efeitos negativos da quimioterapia e da radioterapia. Os compostos da bromelina reduzem e matam as células cancerosas deixando intactas as células saudáveis. O gengibre, por sua vez, é reconhecido por ter propriedades redutoras dos tumores, sendo ainda mais efetivo que muitos fármacos para combater o câncer.

Suco de laranja e framboesa: Frutas como a laranja e a framboesa são excelentes antioxidantes que farão você conseguir a bebida perfeita para combater esta doença.

Batida de maçã e cenoura: A cenoura possui propriedades estimuladoras das defesas do organismo e isto é uma grande ajuda na luta de diversas enfermidades. Este vegetal contém um composto chamado falcarinol, que é um excelente anticancerígeno. Por sua vez, a maçã, com casca, contém muitas vitaminas e antioxidantes ideais para prevenir esta doença.

Batida de banana e manga: Ambas as frutas são uma fonte rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. A banana contém minerais muito difíceis de encontrar em outros alimentos. Junto à manga torna-se ainda mais efetiva para o bom funcionamento do organismo.

Batida de amora: Alguns estudos determinaram que as frutas vermelhas, como as amoras silvestres contêm propriedades que defendem o cérebro, com ações antioxidantes, anticancerígenas e anti-inflamatórias, as quais previnem e atuam de maneira positiva na doença.

Chá de gengibre: Diversas pesquisas apontam o gengibre como um destruidor de células cancerígenas, mais eficaz do que muitos medicamentos produzidos para o câncer. Sem possuir efeitos secundários para a saúde, a iguaria se torna um grande aliado para prevenir e reduzir os tumores.

Vinho: De acordo com a Associação Americana do Câncer, acredita-se que tomar moderadamente uma taça de vinho reduz em 20% a mortalidade por câncer. O vinho contém compostos fenólicos (resveratrol e quercetina), os quais atuam como fortes antioxidantes e por esta razão previnem o câncer.

Água do mar: Ainda que o consumo de água do mar possa ter efeitos secundários para a saúde como desidratação e outras alterações para o organismo, muitas de suas propriedades são altamente anticancerígenas e restituem a saúde do corpo de forma incrível. É importante frisar: Nunca tome água do mar pura porque isso afetará seu organismo! O que você pode fazer é misturar uma parte de água salgada com cinco partes de água doce, ou pode também adicionar um limão por litro e se quiser pode adoçar.