6 dicas para assaltar a geladeira: Alimentos que ajudam a ter um sono tranquilo

Quem nunca levantou durante a madrugada para dar uma beliscada numa sobremesa ou num docinho escondido na geladeira? Pois é, "assaltar a geladeira" é um hábito comum, mas que demonstra muito sobre a qualidade de nossa alimentação. Especialistas da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, chamam a prática de Síndrome Alimentar Noturna (SAN). Segundo a entidade, o problema afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, e pode gerar doenças sérias como a diabetes, além de pressão alta e alteração do colesterol.

Se você é adepto dessa "roubadinha" nutricional, uma boa reeducação alimentar é primordial. Para isso, vamos apresentar aqui uma lista de alimentos que podem ser consumidos durante a madrugada e que não alterarão significativamente o funcionamento do organismo. A nutricionista Ericka Carvalho, ressalta a importância de seguir uma dieta padrão, no entanto, admite que algumas opções podem servir de soluções emergenciais.

"Comer de madrugada torna-se um vício. Às vezes nem é fome, mas apenas uma necessidade de comer. Alimentos como frutas e queijo branco podem perfeitamente saciar essa vontade momentânea, sem fazer mal à saúde. O grande problema é que os alimentos mais procurados em episódios de compulsão possuem maiores valores calóricos, ricos em gordura e carboidratos finos (açúcares, pães, doces) - aqueles que, geralmente, estimulam a liberação de endorfinas, os neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar", destacou a nutricionista.

Alimentos que você deve evitar a todo custo

Evite alimentos gordurosos como frituras, embutidos (linguiça, salsicha, salame), queijos amarelos, que possuem a digestão mais lenta devem ser evitados nessa refeição. Além disso, bebidas estimulantes com cafeína como café, chá-preto, chá-mate e bebidas a base de cola também devem ser evitados, pois podem ocasionar insônia, refletindo no dia seguinte em cansaço, sonolência e irritação.

Alimentos que você pode comer com moderação

Para ter uma noite de sono tranquila e não atrapalhar o emagrecimento, veja os alimentos que podem fazer parte de sua ceia:

Leite: rico em triptofano, precursor da serotonina, substância relacionada a sensação de prazer e bem-estar, e também melatonina que é um hormônio que influencia a regulação do sono. Por isso, um copo de leite quentinho antes de dormir é uma excelente escolha! Mas, atenção: o ideal é o leite desnatado que contém teores reduzidos de gorduras e calorias.

Queijos: assim como o leite, também são fontes de triptofano e melatonina. Uma fatia pequena de queijo branco ajudará a controlar seu apetite e ainda colaborará para uma boa noite de sono. Vá de ricota, cottage ou queijo minas frescal.

Aveia: a vitamina B6 presente nesse cereal potencializa a ação do triptofano. Que tal preparar um mingau de aveia, ou ainda, comer um iogurte light salpicado por aveia?

Castanhas, nozes, avelãs: o grupo das oleaginosas também é fonte de triptofano. Além disso, são ricos em gorduras boas, fibras e minerais importantes ao funcionamento adequado do organismo. Mas, vá com calma! Apesar de todas essas vantagens, as oleaginosas são calóricas e, portanto, devem ter o consumo limitado: 2 a 3 unidades de uma delas já é suficiente para obter os benefícios sem comprometer sua dieta.

Chás de erva doce ou camomila: essas ervas possuem efeito calmante, por isso, ajudarão a relaxar, induzindo o sono e favorecendo uma noite tranquila.

Maracujá: também possui efeito calmante e por isso colabora para uma boa noite de sono. Experimente beber um copo de suco da fruta ou ainda, bater a polpa com um copo de leite desnatado.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos sem glúten, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A, Vitamina C, Receitas light em calorias, Alimentos orgânicos, Vegetais, Frutas, Carboidratos

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