6 dicas de lanches saudáveis para o verão! Veja como são simples e práticas!

Férias, as mais belas praias e altas temperaturas... O verão chegou com tudo e, com ele, a necessidade de manter o corpo em forma, hidratado e saudável é primordial para aproveitarmos os dias de sol. Por isso, durante a estação, o cardápio deve ser repleto de alimentos leves, refrescantes, naturais e nutritivos para fortalecer o organismo e dar mais ânimo e energia para o corpo. Confira algumas dicas saudáveis e simples que tornarão o seu verão mais saboroso e que não podem ficar de fora do seu lanche nessa incrível época do ano!

O verão é uma estação que naturalmente levanta o nosso astral, onde os dias são mais longos, claro e convidativos para aproveitarmos o dia para praticar atividades ao ar livre, curtir a praia e a piscina ou passear com a família. Segundo a nutricionista Giovana Morbi, o segredo para aproveitar mais tempo do verão é investir em alimentos simples, nutritivos e que forneçam energia e disposição para os dias mais quentes. Por isso, nada de perder muito tempo na cozinha, abuse da praticidade:

"Levar seus próprios lanches para a praia pode ser uma boa opção. Primeiro pela segurança, já que você sabe a procedência de tudo que está comendo e segundo, pela economia. Quando se está de férias (na praia ou em qualquer outro lugar) o que menos queremos é trabalho: ninguém quer perder tempo na cozinha. Mas planejando melhor o que vai comer, você terá mais energia, disposição, evitará o ganho de peso e o melhor, não gastará uma fortuna", explica a profissional que destaca alguns lanches bem simples para toda a família:

6 lanches saudáveis para o verão

1 - Frutas e castanhas: Em um potinho separe as frutas de sua preferência, já picadas e descascadas e acrescente um mix que oleaginosas com castanhas, amêndoas e nozes. Algumas frutas podem ser acrescidas umas gotinhas de limão para não escurecerem, como a maçã, por exemplo.

"É um lanche completo, fornece o carboidrato das frutas, que garantirá sua energia, água e sais minerais perdidos no suor e a gordura boa das oleaginosas. Esta combinação garante saciedade e muitos nutrientes importantes com função antioxidante (importante no verão, já que ficamos expostos ao sol e muito suscetíveis ao excesso de radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce)", explica a nutricionista.

2 - Mini cenouras, pepino e tomate cereja: Para os amantes dos legumes, que tal preparar um mix super saudável para o lanche? Corte os pepinos em tiras finas e em um pote coloque o pepino, as mini cenouras e o tomate. Você pode temperar com sal de ervas ou sal marinho para dar um toque especial.

3 - Grãos de vagem para petiscos: Edamame, como são chamados são boas opções para o lanche no verão, por ser rico em fibras e proteínas que tornam o organismo mais saudável. A Dra. Giovana recomenda o consumo temperado com sal marinho ou flor de sal.

4 - Sanduíche natural: Para quem passa muito tempo na praia ou na piscina e pode substituir a refeição, alguns sanduíches feitos em casa ajudam nessa substituição. Veja a receita da nutricionista:

"Misturar ½ lata de atum com 2 colheres de sopa de creme de ricota para fazer um patê. Acrescente cebolinha para dar um sabor a mais. Prepare uma saladinha: pique com as mãos folhas de alface, rúcula, rale ½ cenoura e tempere com limão, azeite, um pouco de vinagre balsâmico e acrescente no sanduíche. Além de hidratar, a salada de manterá saciada por mais tempo", explica Giovana.

5 - Frutas desidratadas: Práticas, simples e muito nutritivas, as frutas desidratadas ajudam a proporcionar saciedade e trazem um sabor delicioso. Damasco, maçã e figo são ótimas opções para esse lanche, já que acrescentam boas doses de potássio e antioxidantes que ajudam no combate dos radicais livres.

6 - Mix de frutas secas e oleaginosas caseiro: Você pode preparar o seu próprio mix com as frutas e as oleaginosas de sua preferência. Trazendo mais sabor e nutrientes para o seu lanche. Confira a indicação da Dra. Giovana, depois é só colocar em um potinho e desfrutar dessa maravilha:

"Basta misturar 1 xícara de café de cranberry ou goji berry desidratado com 1 xícara de café de uva-passa (opcional, muita gente não gosta) + 2 damascos secos picados + um punhado de semente de abóbora + um punhado de semente de girassol + 1 punhado de amêndoas sem sal + um punhado de castanha de caju (de preferência cruas e sem sal) + duas castanhas do Pará picadas. Quando pintar aquela "fominha" coma um pouco deste mix", indica.

"É importante ressaltar que alguns lanches precisam de refrigeração, por isso as dicas acima servem para pessoas que costumam levar uma lancheira térmica ou cooler para praia. Para quem tem o hábito de levar sanduíche, cuidado com a maionese que pode estragar quando submetida a altas temperaturas. Mesmo no cooler com bastante gelo, é bom evitar", finaliza a nutricionista.

Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076

Ver mais: Alimentação saudável, Vitamina A, Vitamina C, Receitas light em calorias

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