Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 tipos de chás para 5 momentos do seu dia
Guia Culinário 22/01/2015

5 tipos de chás para 5 momentos do seu dia

Se você é do tipo que acha que tomar um chá no verão é dispensável, até mesmo em um delicioso piquenique, chegou a hora de mudar seus conceitos sobre a bebida. Eles podem ser consumidos gelados (ou mornos) e garantem inúmeros benefícios ao corpo. O chá é a segunda bebida mais ingerida no mundo, perdendo apenas para a água e é bastante saudável e nutritivo. Experimente incluir alguns tipos em sua rotina.

Confira as dicas de chás para 5 momentos do dia!

Manhã

Você pode iniciar o seu dia tomando uma xícara de chá verde. A bebida aumenta o metabolismo rapidamente e, ao ingeri-lo pela manhã, a queima de calorias é iniciada logo cedo. O chá verde tem elementos que auxiliam no processo de desintoxicação e na redução do inchaço.

Ele também possui altos níveis de antioxidante e previne doenças do coração. De acordo com dados publicados pela Universidade de Tohoku, no Japão, a erva reforça as artérias, diminui os índices de colesterol e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos.

Antes do almoço

O chá de erva cidreira deve ser ingerido cerca de meia hora antes do almoço, pois ele é digestivo, auxilia no processo de emagrecimento e previne distúrbios estomacais.

Outras propriedades da erva cidreira são a diminuição das dores de cabeça, o alívio das cólicas menstruais e intestinais, a prevenção de doenças renais e o alívio da tosse. Além disso, a bebida confere uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Lanche

Chá de limão e hortelã. Para amenizar o calor dos dias de verão, essa bebida refrescante pode ser servida gelada.

Além disso, esse chá tem propriedades expectorantes e descongestionantes. Ele dilui o muco, alivia a tosse e combate a dor de garganta.

Antes do jantar

Para combater a retenção de líquido, regularizar o intestino e queimar a gordura corporal, o chá de hibisco é o ideal.

O hibisco possui grandes quantidades de ferro, responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. Entre as principais funções estão a prevenção da anemia, dor de cabeça e cansaço. A vitamina A atua como antioxidante, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, da visão, pele e saúde óssea. A vitamina C, também presente na bebida, protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.

Ceia

O chá de flor de laranjeira ajuda a relaxar e contribui para uma boa noite de sono. Ideal para pessoas que sofrem de insônia.

Também pode ser usado no tratamento de depressões, ansiedades e enxaquecas. A flor de laranjeira conta com elementos que combatem a diarreia e também atua no equilíbrio dos níveis de colesterol.