5 dicas para conservar os alimentos sem perder sabor e nutrientes no dia a dia

Saber como devemos conservar os alimentos em nosso dia a dia, além de uma prática econômica, é uma ação extremamente saudável e benéfica para a nossa rotina alimentar. Ao aproveitar o máximo tudo que os produtos têm a oferecer, tanto em relação a sabor, quanto aos seus nutrientes, a qualidade da nossa alimentação também melhora, resultando em bem-estar e, claro, muito mais saúde para o corpo!

Porém, apesar de muita gente reconhecer a importância de conservar os alimentos no dia a dia, seja para levar para refeições no trabalho ou simplesmente guardar em casa, poucas pessoas realmente sabem como proceder da maneira correta e funcional. Não é apenas colocar os produtos nas geladeiras, em potes ou vasilhas, etc... Além de tudo isso, é preciso termos outros cuidados para manter a sobrevida dos alimentos, para potencializar os sabores e manter os componentes nutricionais intactos.

Por isso, veja abaixo uma pequena lista com 5 dicas importantes para a conservação dos alimentos, apresentada pela nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, especialista em gestão de segurança e qualidade alimentar. Confira!

Como conservar os alimentos para manter o sabor e suas propriedades nutricionais?

1 - Ervas frescas: Para esses tipos de alimentos, é importante picar e congelar com azeite (após serem devidamente higienizadas) em forminhas de gelo. "Já as folhas que serão usadas na semana devem ser lavadas, higienizadas, bem secas (preferir usar papel toalha) e guardadas em pote fechado (preferir colocar na parte inferior da geladeira)", destaca a profissional.

2- Molho de tomate: De maneira simples, passe para um pote de vidro e cubra 2cm de azeite ou outro óleo.

3- Alimentos que vem em embalagem de isopor: Esses produtos devem ser transferidos para outro recipiente porque o isopor funciona como isolante térmico prejudicando refrigeração adequada.

4- Milho, ervilha e conservas: Devem passar para pote de vidro com o próprio líquido de conserva.

5- Evite potes plásticos: Prefira os de vidro principalmente para conservar alimentos gordurosos, alimentos ácidos e água. "O BPA (bisfenol A) presente no plástico pode passar para o alimento e várias pesquisas apontam malefícios para a saúde", explica a especialista.

OBS: Atenção! Sempre lavar as latas e embalagens antes de abri-las. "Lavar bem os recipientes dos produtos é importante para previnir doenças como hepatite e leptospirose", finaliza Patrícia Bertoni.


*Patrícia Bertoni Brotherhood (CRN 101586) é nutricionista especializada em gestão de qualidade e segurança de alimentos e atua na prescrição de fitoterápicos e suplementação. Formada pela UNIRIO, a profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e informações: Instagram

Ver mais: Alimentação saudável

Últimas matérias