Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 receitas que são fontes de vitamina D: o nutriente regulador do corpo!
Guia Culinário 05/06/2015

3 receitas que são fontes de vitamina D: o nutriente regulador do corpo!

É comprovado que as vitaminas participam de várias reações químicas no corpo humano, sendo denominados de nutrientes reguladores – assim como as fibras e os minerais. Como o organismo não é capaz de produzir esses componentes, é essencial que a alimentação seja diversificada e balanceada para suprir as quantidades necessárias de cada uma delas. E a vitamina D é uma das mais importantes, já que está relacionada a proteção do coração, a manutenção dos ossos, a saúde muscular e para uma alimentação segura durante a gravidez.

“A vitamina D e saúde cardiovascular têm sido muito relacionadas. Alguns estudos mostram que baixos níveis de vitamina D, podem estar associados a acidente vascular cerebral e infarte agudo do miocárdio na vida adulta”, explicou a nutricionista Mabelle Vicente. Um estudo feito nos Estados Unidos, por exemplo, concluiu, após analisarem 1739 participantes sem nenhum histórico de problemas cardiovasculares, que a deficiência de vitamina D no organismo está associada com doenças do coração.

Já a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila comentou que a vitamina D ajuda na formação dos ossos e dos dentes, facilitando também a absorção do cálcio e do fósforo no organismo. Ambos esses nutrientes são essenciais para a saúde da massa óssea do corpo. “A vitamina D faz com que o cálcio fique retido nos ossos e dá equilíbrio entre cálcio e fósforo, diminuindo o risco de fraturas.” Falou a especialista, que também mencionou que a deficiência da vitamina D pode estar relacionada ao excesso de peso e a ocorrência de diabetes.

A vitamina D se encontra em alimentos como leite, ovo, peixes de água salgada, cogumelos e também é fornecida pelo sol.

Aprenda três receitas fontes de Vitamina D

Creme de caqui orgânico

A presença de frutas na dieta é essencial para manter uma vida saudável. E quando estas estão presentes em sobremesas deliciosas, não precisa de esforço nenhum para adicioná-las a uma alimentação balanceada.

Chocolate quente com laranja

Com esse friozinho, não há nada melhor do que se esquentar com um delicioso chocolate quente. Principalmente quando essa bebida fornece vitaminas A, C e D para o corpo, sem contar com as fibras alimentares presentes na aveia.

Crepe integral com creme de banana nozes e passas

O leite desnatado é um ingrediente que não só deixa a receita deliciosa como também mais nutritiva! Além de ser fonte de vitamina D, os minerais como cálcio e fósforo também estão sendo fornecidos.