Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
10 ingredientes nutritivos que não podem faltar na sua ceia de fim de ano
Guia Culinário 11/12/2014

10 ingredientes nutritivos que não podem faltar na sua ceia de fim de ano

Neste Natal, aproveite melhor o poder dos alimentos e ofereça a seus familiares e amigos uma deliciosa e nutritiva ceia. Combinando os ingredientes certos, é possível planejar refeições coloridas e ricas em vitaminas, sem deixar de lado o paladar e o sabor. Veja, abaixo, uma lista com os principais ingredientes para esse momento especial!

Alimentos nutritivos para a ceia de Natal

Castanha do Pará

A semente é rica em fibra, selênio, proteína, ferro, cálcio, ácido fólico, zinco e vitaminas. Deve ser consumida com moderação, pois possui alta taxa de gordura (boa). O recomendado para um adulto é ingerir duas unidades por dia. As propriedades da castanha do Pará auxiliam no combate às inflamações, promovem a renovação celular, diminuem o risco de doenças neurodegenerativas, como as senis, contribuem para o controle da pressão arterial e reduzem os sintomas da tensão pré-menstrual. Ela pode ser usada como aperitivo, em biscoitos, massas, tortas, arroz, entre outros.

Nozes

O ômega 3 e 6, zinco, potássio, magnésio e as vitaminas C e E compõem esse alimento. O consumo deve ser moderado porque 5 unidades da semente possuem cerca de 32 calorias. Mas, em pequenas doses, contribui em diversas atividades corpóreas. Fortalece as defesas do corpo, combate a anemia e a depressão, melhora o funcionamento intestinal e ajuda na sensação de saciedade e manutenção do bom-humor. As nozes podem ser usadas em receitas de saladas, bolos e demais sobremesas, molhos e como acompanhamento de carnes brancas.

Peito de peru defumado

A carne branca é rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. Além do sabor diferenciado e acentuado promovido pelo processo de defumação, o peito de peru possui índice baixo de gorduras. Ele pode ser oferecido como tira-gosto, em sanduíches, saladas, massas, etc.

Rúcula

A folha verde-escura é rica em nutrientes, entre eles, cálcio, ferro, vitamina A, C e K, antioxidantes, potássio, fósforo e manganês. Pode ser oferecida crua em saladas. O cuidado com a higiene das folhas é muito importante. Entre os benefícios da rúcula estão: suporte ao sistema imunológico, prevenção à degeneração muscular, aumento da imunidade e regularização do funcionamento dos olhos, ossos, dente e pele. Ela pode compor a ceia de fim de ano em versões refogadas ou em recheios de tortas, omeletes e pizzas.

Mamão papaia orgânico

A fruta é rica em fibras, antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio, vitaminas A, C e do complexo B. Contribui para a digestão natural e para o bom funcionamento do intestino, ajuda na prevenção do câncer, aumenta a imunidade do corpo e é benéfico também para a visão. Pode aparecer em sucos e sobremesas como mousses.


Arroz integral

Versão mais completa do arroz, pois mantém o farelo, a camada externa do grão, rico em óleos, magnésio, fósforo, potássio, proteínas, hidratos de carbono, vitaminas A e do complexo B e também provitaminas C e E. Controla o índice de colesterol no corpo e de diabetes, diminui o nível de estresse, fortalece o sistema imunológico, atua diretamente nas funções do fígado, combate inflamações, previne dores de cabeça, como enxaquecas, auxilia no processo de emagrecimento e na digestão.

Uva passa escura sem sementes

Em sua composição são encontrados carboidratos, vitaminas A, C, E, K e D, potássio, ferro, fósforo, manganês, enxofre, silício, cálcio e boro. Os principais benefícios são ação anti-inflamatória, ajudar no tratamento dos sintomas da artrite, diminuir a perda óssea depois da menopausa, agir como estimulante sexual, combater a osteoporose e problemas nas articulações, prevenir o câncer de colo de útero e melhora o funcionamento intestinal. Pode aparecer em sobremesas, saladas e como ingrediente do arroz.

Cogumelo Shimeji orgânico

Rico em vitamina B12, uma porção de 100 gramas de shimeji possui apenas 35 calorias e oferece tanta proteína quanto a carne vermelha. Ele proporciona a sensação de saciedade, previne à osteoporose, combate alergias, asma e diabetes e câncer. Pode ser usado em molhos, cremes, sopas, chás ou refogados. Aproveite as poucas calorias do alimento e use a margarina light para banhá-lo.

Filé de truta congelado

Saudável e nutritiva, a truta é rica em ômega 3, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E, ferro,cobre, sódio e zinco. Possui menos gordura saturada que a carne vermelha. O alimento reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, contribui para a saúde dos ossos e previne doenças cardiovasculares.

Salada de agrião orgânico

Contém vitaminas A e do complexo B, iodo, fósforo, cálcio, ferro, fibras e sódio. As folhas do agrião contribuem para o processo de digestão dos alimentos, aumentam a produção de glóbulos vermelhos do sangue e mantêm em equilíbrio a saúde dos dentes, ossos e olhos. Ele pode aparecer em sucos e saladas, com folhas cruas ou refogadas, sozinho ou misturado com outras hortaliças e também em sopas e recheios de tortas.

Fonte: http://www.portalorganico.com.br/nutricao