Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
“Free from”: descubra o que é essa nova tendência de alimentação
Guia Culinário 06/02/2018

“Free from”: descubra o que é essa nova tendência de alimentação

Não é segredo que a alimentação é um dos principais responsáveis pela nossa saúde e, por isso mesmo, é muito importante fazer as melhores opções. Embora alguns nutrientes sejam fundamentais para a saúde, nem todo alimento que é bom para alguns, vai ser saudável para todos. Isso porque muitas pessoas têm intolerância ou alergia a diversas substâncias presentes neles. Por isso, esse assunto está cada vez mais em alta e muitas pessoas passaram a adotar dietas livres de nutrientes como lactose ou glúten. Versões especiais de alguns alimentos também têm foram criadas especialmente para as pessoas que têm restrições alimentares. Com isso, surgiu a tendência “free from” – ou seja, dietas que eliminam determinados tipos de alimentos em busca da saúde. Mas o mercado tem crescido bastante e pessoas que não apresentam restrições também passaram a adotar dietas “free from”, em busca de uma vida mais saudável ou da perda de peso. Conheça um pouco mais sobre essa tendência de alimentação.

Como surgiram as dietas “free from”?

É cada vez mais comum encontrar crianças com alergias ou intolerância a alguns alimentos, como ovos, amendoim, trigo, peixes, crustáceos e leite. É verdade que em muitos casos a restrição deixa de existir ainda na infância ou na adolescência. Mas muitas pessoas continuam alérgicas ou intolerantes a esses alimentos durante toda a vida. Outros, não tem reações tão graves, mas percebem ter algum grau de intolerância. Nesses casos, a eliminação de alimentos específicos da dieta resulta em melhoria da qualidade de vida. Esse aumento no número de pessoas que precisam cortar determinados nutrientes em busca de saúde causou o surgimento das dietas “free from”. Mas ela virou tendência quando pessoas sem restrições perceberam que seguir esse estilo de alimentação poderia ser benéfico para a saúde ou, até mesmo, auxiliar na perda de peso.

E como funciona a alimentação “free from”?

A alimentação “free from” é exatamente o que o nome sugere. “Free from” traduzido para o português significa “livre de”, ou seja, uma alimentação livre de algum tipo de substância específica. Esse tipo de dieta elimina totalmente o consumo de um nutriente – geralmente aquele que provoca reações alérgicas ou intolerância. Mas, desde que o “free from” se tornou tendência, as dietas sem glúten e sem lactose cresceram muito. Embora existam outras opções, como as dietas sem ovos ou sem amendoim, o glúten e a lactose são os dois nutrientes mais cortados da alimentação. Mas é preciso lembrar que, antes de adotar qualquer dieta restritiva, é fundamental consultar um nutricionista.