Feijão

Feijão

Nome científico: Phaseolos vulgaris

Um dos alimentos mais queridos, consumidos e produzidos pelos brasileiros, o feijão, em suas mais diversas formas e tipos, é uma leguminosa superpoderosa para a nossa alimentação.

Altamente nutritiva, essa iguaria também se destaca por sua versatilidade culinária fazendo parte dos mais tradicionais pratos e composições gastronômicas.

Ao todo existem 14 tipos de feijão disponíveis para consumo. No Brasil os mais utilizados são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. Além deles, o azuki, o roxo, o moyashi, o verde e o vermelho, completam a lista. O prato mais comum utilizado com o ingrediente é a tradicional feijoada, que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz e que caracteriza, por anos, a culinária brasileira no mundo.

Em relação a seus aspectos nutricionais, o feijão dispensa maiores apresentações. Ideal para ser incorporado a uma dieta diária, ele proporciona nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Por contar com metabólitos secundários, os denominados fitoquímicos, em sua composição, o consumo médio vem sendo associado ao combate de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

Se não bastassem todos esses predicados, além dos grãos, o caldo do feijão também contribui para uma alimentação saudável. Rico em minerais, o caldinho concentra até 73% dos sais, sendo recomendado o seu cozimento em panela de pressão, como o método mais eficiente para a retenção de ferro e zinco.

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Colocar manga na salada deixa o prato mais nutritivo e cheio de sabor
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Os ácidos graxos essenciais, presentes em alimentos como o peixe, auxiliam na transmissão dos impulsos nervosos
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Alimentos com cálcio, como o leite, são aliados para desenvolver o sistema nervoso central
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Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como o ovo, fortalecem o sistema nervoso central
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Por ser rica em magnésio, a batata também é indicada para a dieta de quem quer evitar doenças como ansiedade e irritabilidade
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Carboidratos são divididos entre simples e complexos, sendo esses encontrados em alimentos integrais em geral
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Abacate é um dos alimentos com maior quantidade de boro, mineral que também está presente no leite
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Leguminosas, vegetais crucíferos, oleaginosas e cereais são alguns alimentos ricos em proteína vegetal
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Leite e seus derivados, ovo e carne, seja vermelha ou branca, são alimentos ricos em fósforo
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Ao possuir uma alimentação rica em elastina e colágeno não é necessário comprar produtos antirrugas
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Vegetais crucíferos são ricos em enxofre, e portanto indicados a quem faz a dieta detox
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Por produzir colágeno e querastina, o enxofre, presente no brócolis, é um aliado da beleza
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