Tomate

Nomes populares: Tomate, tomateiro, tomate italiano, tomate caqui, tomate cereja.

Nome científico: Solanum lycopersicum

Um dos frutos mais usados na culinária em todo o mundo, o tomate é rico em vitaminas A, B e C, em sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Esses nutrientes ajudam no desenvolvimento de dentes, músculos e ossos. Ainda auxiliam na proteção do sistema imunológico, entre muitos outros benefícios. No tomate existe uma substância muito importante que dá a sua coloração vermelha: o licopeno, um carotenoide. Esse nutriente é antioxidante, o que auxilia no combate aos radicais livres e no combate ao envelhecimento precoce. Outro benefício que este carotenoide proporciona é a proteção do sistema cardiovascular e a proteção contra alguns tipos de câncer.

Diferente de muitos outros frutos, o tomate cozido é mais nutritivo do que cru. Isso porque o licopeno é melhor absorvido nessa situação. Por isso, molhos e sopas são ótimos em qualquer dieta, principalmente para quem se preocupa com o peso, já que possui poucas calorias, menos de 20kcal em 100 gramas. Tomate assado ou recheado com queijo fica delicioso e é perfeito para acompanhar carnes.

O tomate também ajuda em outros quesitos. Ele alivia a dor de queimaduras de sol e restaura a acidez após algum tratamento de pele. Para quem tem pele oleosa, é recomendado que se aplique esse alimento no rosto todos os dias, mas para as peles mais secas, uma vez na semana é o ideal. Outro benefício que esse fruto tem é que seu suco ajuda no combate à caspa e à queda de cabelo.

Informação nutricional

Tomate cru - 100g
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 21 kcal 1,05 %
Carboidrato 5,1 g 1,7 %
Proteína 0,8 g 1,07 %
Gorduras totais 0,3 g 0,55 %
Sódio 5 mg 0,21 %
Fibra alimentar 2,3 g 9,2 %
Vitamina A 1131 UI 22.6 %
Cálcio 7,32 mg 0,7 %
Ferro 0,49 mg 49 %

Notícias: Tomate

Últimas matérias

Todas as fotos - Tomate