Tapioca

Nome Científico: Manihot esculenta Crantz

Nomes populares: Tapioca; beiju mole; tapioca de goma; tapioquinha

Versátil. Assim podemos caracterizar a função da tapioca em nossa alimentação. Extraída das gomas da mandioca, da macaxeira ou do aipim, essa fécula, tão comum nos cardápios das regiões Norte e Nordeste do país, se tornou um ingrediente tradicional em toda a gastronomia brasileira, principalmente àquelas voltadas às dietas funcionais, por conseguir se adaptar a qualquer tipo de receitas, doces ou salgadas, sempre em composições mais leves e saudáveis.

Por ser um alimento "neutro" - sem cheiro, sabor ou acidez, o valor nutricional da tapioca fica a mercê de seus recheios. Quanto mais saudável for o acompanhamento, mais benéfico será o seu consumo. Por isso, para potencializar os seus benefícios, utilize-a com ingredientes mais leves e ricos como frutas, queijos magros, folhas, tomate e manjericão.

A tapioca entra no cardápio no lugar do pão e com vantagens sobre ele. Por não conter gorduras, glúten, sódio e não necessitar de óleo no preparo, ela está apta ao consumo de praticamente todas as pessoas. Muito utilizada na nutrição funcional, dentre os seus principais benefícios, ela ajuda a estabilizar o pH do corpo. Por isso, é muita usada em dietas alcalinas, auxiliando no tratamento da acidez do intestino e melhorando sua flora. Segundo as orientações nutricionais, recomenda-se que se coma de uma ou duas tapiocas por dia, sempre em substituição ao pão. A preparada com duas colheres de sopa da fécula tem 70 calorias.

Outro destaque nutricional na tapioca é ser uma excelente fonte em vitamina K. Esse complexo é muito importante para uma boa saúde mental. Um estudo mostra que a vitamina K ajuda a reduzir as possibilidades de desenvolver a doença de Alzheimer, estimulando a atividade neuronal do cérebro.

Informação nutricional

Informação nutricional - Porção de 100 g
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 240 Kcal 12%
Carboidrato 54 g 18%
Proteína 3,2 g 4%
Gorduras totais 0 g 0%
Gorduras saturadas 0 g 0%
Gorduras trans 0 g **
Sódio 0 mg 0%
Fibra alimentar 0 g 0%

Notícias: Tapioca

Últimas matérias

Todas as fotos - Tapioca