Queijo

O queijo é produzido a partir da fermentação do leite. Ele pode ser obtido a partir do leite de vaca, ovelha, cabra, e outras mamíferas. O sabor, a técnica usada na fabricação, a defumação, o nível de gordura e a adição de agentes aromatizantes, como ervas e outros temperos, podem modificar o sabor desse alimento.

A inclusão do ingrediente na dieta contribui para uma alimentação rica e balanceada. Isso porque a maioria dos queijos destaca-se pelo alto teor de proteínas, de minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A, B2,B9,B12,D).

O nível de cálcio encontrado nos mais diversos tipos pode variar de acordo com a técnica empregada. Essa propriedade contribui para a saúde dental e para a prevenção de cáries, isso porque o cálcio protege contra a acidez bucal. Pessoas com quadros hipertensos devem evitar os queijos porque a concentração do sódio e do colesterol pode ser prejudicial.

É possível encontrar algumas dezenas de tipos de queijos, os mais comuns são: mussarela de búfala, brie, camembert, provolone, gorgonzola, cottage, ricota, prato, parmesão, edam, estepe, entre outros.

Informação nutricional

Mussarela 100g
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 330 kcal 16,5 %
Carboidrato 3 g 1 %
Proteína 22,6 g 30,13%
Gorduras totais 25,2 g 45,82 %
Gorduras saturadas 14,2 g 64,55 %
Gorduras trans - -
Sódio 581 mg 24,21 %

Notícias: Queijo

Últimas matérias

Todas as fotos - Queijo