Leite

Fonte de cálcio, o leite possui riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais: fósforo, potássio, zinco e magnésio. O alimento é de suma importância desde o nascimento até a fase adulta. O consumo desde os primeiros dias de vida favorece a prática de uma dieta balanceada.

Para quem deseja perder peso, o leite pode ser um aliado. O cálcio acelera o processo de queima de gorduras e aumenta a sensação de saciedade. Nas fases iniciais da vida o consumo de leite é essencial para a estruturação dos ossos e dos dentes, pois a ingestão do alimento está diretamente ligada à sua formação.

A ingestão das vitaminas também está entre os benefícios do consumo do leite. A vitamina A, por exemplo, contribui para a formação dos tecidos e mantém os cabelos com aspecto saudável. Já as vitaminas do complexo B auxiliam na proteção do sistema nervoso e participam do processo de oxigenação das células.

Os consumidores podem encontrá-lo em versão integral, desnatado e semidesnatado. A quantidade de gordura presente no integral é de 3% de gordura e no desnatado é 0,5%. Já o leite semidesnatado possui entre 0,6 e 2,9% de gordura.

Informação nutricional

Leite integral - 1 copo
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 120 kcal 6 %
Carboidrato 6 g 2 %
Proteína 6 g 8 %
Gorduras totais 6 g 10,91 %
Gorduras saturadas 3,5 g 15,91 %
Sódio 90 mg 3,75 %
Colesterol 4 mg 1.3 %
Fibra alimentar 0 g 0 %
Vitamina A 500 UI 10 %
Cálcio 302 mg 30.2 %
Ferro 0,1 mg 0.5 %

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