Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
2016: O “Ano das Leguminosas”: Veja razões para incluir os grãos na alimentação
Guia Culinário 27/01/2016

2016: O “Ano das Leguminosas”: Veja razões para incluir os grãos na alimentação

Em 2016, um grupo de alimentos muito consumido por nós brasileiros terá destaque especial em nossa alimentação diária. As poderosas leguminosas, representadas em destaque por alimentos como feijões, ervilha, grão de bico, lentilha, soja e amendoim, foram eleitas pela Organização das Nações Unidas (ONU), como os ingredientes mais importantes do ano! Completas e funcionais, elas trazem um verdadeiro arsenal de nutrientes extremamente benéficos para a nossa vida.

O “Ano das Leguminosas” foi constituido durante a 68ª Assembléia das Nações Unidas, período em que muito se falou sobre a importância desses alimentos e de seus múltiplos benefícios nutricionais. Oriunda de vagens, esses grãos são compostos por carboidratos complexos e proteínas, o que os fazem, por exemplo, excelentes fontes de dietas vegetarianas ou veganas. Além desses nutrientes, elas têm outros ativos que fazem delas alimentos funcionais:

“Elas fornecem proteína vegetal, fibras, ferro e carboidrato. Por fornecerem todos esses nutrientes ao mesmo tempo, deixam alimentação bem completa. Como não fornecerem somente nutrientes e melhoram o funcionamento do corpo, são consideradas funcionais, principalmente a soja”, explica a nutricionista Adriana Ávila.

Ainda sobre sua composição nutricional estão nas leguminosas boa quantidade de vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e cálcio. Outro ponto positivo são as fibras solúveis e insolúveis, que segundo a Dra. Adriana, contribuem para o controle do colesterol, melhoram o funcionamento do intestino:

“Essa fibras que ajudam no funcionamento do intestino, juntamente com os carboidratos complexos, atuam no controle da glicose liberando lentamente o açúcar no sangue e consequentemente não deixando a energia se transformar em gordura. Por isso é importante comer o arroz junto com algum tipo de feijão”, revela a especialista.

Para usufruir de todos seus benefícios, basta comer em média uma concha ao almoço ou jantar de alguma das opções abaixo:

Benefícios das leguminosas para a saúde

Amendoim – O grão muito apreciado como petisco é rico em arginina, um aminoácido que se transforma em óxido nítrico e relaxa as artérias, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial.

Ervilha – As pequenas bolinhas verdes são ricas em fitonutrientes como as saponinas, ácidos fenólicos, flavonóides que são benéficos para o coração.

Feijões – Seus 14 tipo contam com metabólitos secundários em sua composição, chamados fitoquímicos, e por isso o consumo é associado ao combate de doenças como o diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Grão-de-bico – Entre os vários benefícios, ele é fonte de triptofano, um aminoácido que estimula a produção da serotonina, o hormônio responsável por regular o nosso humor.

Lentilhas – Dentre os nutrientes da ervilha, destaca-se o ferro em alta concentração que faz do grão um forte aliado para evitar anemias.

Soja – É rica em isoflavona, substância que pode diminuir os efeitos da menopausa nas mulheres, como a sudorese, as dores e o cansaço.

Tremoços – São grãos que, se não forem cozidos, podem ser tóxicos, mas que depois de preparados contém substâncias que proporcionaram a proteção do fígado.